Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

13/09/2019-15h34

Livro sobre história do Centro de Artes da Udesc será lançado neste sábado

Ocorre neste sábado, 14, o lançamento do livro “Centro de Artes da Udesc: história, imagens e memória”, organizado pelas professoras Sandra Makowiecky, Sandra Ramalho e Oliveira e Vera Collaço. Com distribuição gratuita da publicação, o evento será realizado às 14h30 no auditório Profa. Dra. Cristina Pessi, no Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), integrando as atividades da 10ª edição do Ceart Aberto à Comunidade.

A obra, com 391 páginas, é dividida em 10 seções que apresentam a história de 33 anos da Udesc Ceart sob diferentes ângulos e pontos de vista. Iniciando os capítulos da publicação, Vera Collaço, professora e historiadora, apresenta uma pesquisa histórica do Centro, a partir de pesquisas em documentos e arquivos.

Ex-diretores gerais – Milton Valente, Vera Collaço, Sandra Ramalho, Albertina Medeiros, Antônio Vargas, Milton de Andrade e Gabriela Mager - apresentam depoimentos sobre suas respectivas gestões. Relatos sobre a história de cada departamento também estão na publicação, sob a ótica dos professores Maria Bernardete Castelán Póvoas (Departamento de Música), Sandra Regina Ramalho e Oliveira (Departamento de Artes Visuais), Vera Collaço (Departamento de Artes Cênicas), Mara Rúbia Sant'Anna (Departamento de Moda) e Gabriela Mager e Célio Teodorico (Departamento de Design).

As seções “Vivências docentes” e “Vivências dos técnicos administrativos” trazem contribuições de servidores para a obra; e visões dos egressos e de organizações estudantis também são englobadas na publicação. Conferindo leveza aos relatos históricos, Sandra Ramalho apresenta uma seção de crônicas pessoais a partir de suas vivências, trazendo à tona facetas inusitadas da Udesc Ceart e sua história. Finalizando o livro está a seção “discursos”, com falas proferidas em solenidades distintas, em épocas e contextos diferentes.

“Dedicamos este livro a todos que ajudaram a construir o que hoje é o Centro de Artes, e a todos que empunharão a bandeira dessas conquistas daqui para a frente, ou seja, aos que construirão seu futuro, cientes de que com muitos esforços nos tornamos respeitados na própria Universidade, ao mesmo tempo que fizemos com que a Udesc fosse reconhecida no campo da arte como referência no país e fora dele”, afirmam as autoras.

Serviço:

O QUE: Lançamento do livro “Centro de Artes da Udesc: história, imagens e memória” – Organização de Sandra Makowiecky, Sandra Ramalho e Oliveira e Vera Collaço.
QUANDO: 14 de setembro (sábado), às 14h30.
ONDE: Auditório Profa. Dra. Cristina Pessi – Udesc Ceart. Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.
QUANTO: Entrada e distribuição gratuita da publicação.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h