Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

18/10/2018-18h00

Mais de 40 atividades integram programação da 2ª Semana Lixo Zero Udesc até dia 26

Atividades destacam importância do aproveitamento máximo de resíduos sólidos - Foto: Marcelo G. Cardoso
Mais de 40 atividades fazem parte da programação da 2ª Semana Lixo Zero da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que terá ações em diversas cidades até o próximo dia 26, nos centros de ensino, na Reitoria e em organizações parceiras da instituição. Veja a programação.

O evento é realizado pelo programa Udesc Sustentável e pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB).

Desenvolvidas por professores, técnicos e alunos, as ações incluem palestras, oficinas, debates, rodas de conversa, exibição de filmes, mutirões, brechó solidário e hackaton (maratona de programação), entre outras atividades.

As atividades são voltadas a estudantes e servidores, mas algumas são abertas ao público – os contatos dos responsáveis por cada ação podem ser consultados na programação.

Atualização constante

Segundo o servidor Gustavo Kogure, integrante da Comissão Lixo Zero, a programação no site está em constante atualização e novas atividades ainda podem ser propostas. Para fazer parte da semana, as ações devem ser cadastradas via formulário virtual.

"O objetivo é mobilizar o maior número de pessoas em prol da responsabilidade socioambiental", afirma Kogure. O tema geral da semana destaca a importância do aproveitamento máximo dos resíduos sólidos (recicláveis e orgânicos), assim como a redução do envio desses materiais para aterros sanitários e\ou para incineração.

Abertura oficial

A abertura oficial do evento ocorrerá na próxima segunda-feira, 22, às 19h, no Auditório do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag).

Na cerimônia, haverá participação de três palestrantes internacionais, de representantes do ILZB e das instituições que integram a Rede de Cooperação Acadêmica Lixo Zero, criada com protagonismo da Udesc.

Ao todo, mais de dez palestras estão confirmadas na 2ª Semana Lixo Zero, sobre temas como compostagem, sustentabilidade, plástico nos oceanos e logística reversa, entre outros.

Já as oficinas abordarão questões como compostagem ecológica, redução do desperdício de alimentos e produção de vasos com cápsulas de café e de sabão caseiro a partir de óleo de cozinha.

No Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), em Balneário Camboriú, a programação iniciou com palestras nesta quinta-feira, 18, e prossegue nesta sexta, 19, com mais uma apresentação e duas oficinas.

Mais informações 

Lançado em 2017, como resultado do trabalho de uma comissão formada por professores e técnicos da universidade, o programa Udesc Sustentável está alinhado ao Plano de Gestão 2016-2020, liderado pelo reitor, Marcus Tomasi, e pelo vice-reitor, Leandro Zvirtes.

Mais informações podem ser obtidas no site da Semana Lixo Zero Udesc e pelo e-mail gustavo.kogure@udesc.br.

Siga as novidades da Udesc pelo Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ter gratuitamente sua conta de e-mail, o Office 365 e o Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Atividades da semana destacam importância do aproveitamento máximo dos resíduos sólidos
  • Professor Jorge Amaro Bastos Alves (Univali) ministrou palestra sobre energia e desenvolvimento econômico sustentável na Udesc Cesfi
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h