André Brito Salustiano defenderá nesta quarta-feira, 18, às 14h, sua dissertação “Planejamento integrado de saneamento e pavimentação: diretrizes com foco em custos e benefícios para a gestão municipal de Porto Belo (SC)”, no
Mestrado Profissional em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A pesquisa foi orientada pelo professor Paulo Roberto da Cunha .
As defesas nos programas de pós-graduação do
Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis, são públicas e abertas a qualquer interessado. A defesa da tese terá transmissão ao vivo, pela plataforma Teams.
Assista aqui a defesa ao vivo
(nesta quarta-feira, 18, às 14h)
O estudo teve como objetivo propor diretrizes para a elaboração de um planejamento integrado de saneamento e pavimentação do município de Porto Belo (SC). Tal planejamento deve considerar o custo do retrabalho associado à implementação do sistema de coleta de esgoto sanitário e as implicações da Lei nº 14.026/2020, que atualizou o Marco Legal do Saneamento Básico no Brasil.
Como desdobramento do estudo, foi feita uma apresentação técnica à prefeitura, enfatizando a relevância de um planejamento integrado. Em parceria com engenheiros ambientais e sanitaristas, foi elaborada uma minuta de projeto de lei para institucionalizar as boas práticas propostas. A ideia é que elas sirvam como modelo replicável para municípios brasileiros com desafios similares.
Acesso on-line
Para assistir à defesa pela internet, a recomendação é acessar o link com pelo menos 15 minutos de antecedência. É preciso identificar-se ao entrar na sessão, para que o programa de pós-graduação possa fazer o registro da presença de público. O áudio do microfone deve estar desligado (modo mudo) durante a apresentação e a arguição da banca.
Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Ensino de Pós-Graduação, pelo e-mail pos.esag@udesc.br.
Núcleo de Comunicação da Udesc Esag
Ingrid Borba*
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
*estagiária sob supervisão do jornalista Carlito Costa