A pesquisa do aluno está em prcesso de validação.
O aluno de mestrado do programa de Pós-Graduação de Engenharia Civil da Udesc Joinville, João Luiz da Rocha Borin, pesquisa um meio inovador de monitoramento da Bacia do Cachoeira. No estudo, o mestrando utiliza sistemas computacionais que levam em conta não somente a chuva, mas, também, o efeito da maré sob o Rio Cachoeira.
O sistema computacional desenvolvido utilizará duas bases de dados existentes: a base de dados de monitoramento de chuvas e a de monitoramento de maré, ambas são da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI). O objetivo é juntar esses dois sistemas operacionais em um só e relacioná-los para um melhor entendimento das inundações em Joinville.
Características da Bacia do Cachoeira
A Bacia do Cachoeira possui cerca de 83 km², ou seja, uma bacia pequena comparada a outras, e essa característica influencia diretamente na velocidade das inundações, que, no caso de Joinville, tendem a ser muito rápidas. “Basta uma combinação de maré alta com chuva forte e em menos de 15 minutos o rio transborda”, comenta o estudante.
Assim, é necessária uma resposta rápida e precisa por parte das autoridades para que a segurança das pessoas seja garantida. E, com o novo sistema computacional que está sendo projetado pelo mestrando, será possível prever e monitorar inundações com cerca de 48 horas de antecedência.
Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
Email: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: 47 34817882