Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

12/04/2021-19h25

Mestrando do PPGDesign Udesc é finalista no BIG Festival 2021

Festival de jogos é o maior da América Latina, e o jogo foi desenvolvido para a pesquisa do mestrado

Ghost Mail está disponível para experimentação. 
O mestrando Eliandro Saly, do Programa de Pós-Graduação em Design (PPGDesign) d do Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), é finalista no Brazil’s Independent Games (BIG) Festival 2021. Seu jogo Ghost Mail foi indicado na categoria melhor jogo mobile. A premiação será em 6 de maio, durante a programação do evento online.

Ghost Mail faz parte da pesquisa de mestrado de Eliandro, orientada pelo professor Flávio Santos. Ao investigar sobre tutoriais de jogos, o mestrando precisava ter acesso total a um jogo para fazer uma análise completa. Assim, criou o Ghost Mail, um jogo de aventura e quebra-cabeças. 

Durante o desenvolvimento, percebeu que outros pesquisadores fizeram processos semelhantes, e que o resultado final daquelas pesquisas foi afetado pela qualidade do jogo criado. Eliandro explica que precisou desenvolver algo “bom o suficiente para ser considerado um jogo padrão na indústria, e só depois que eu conseguisse essa qualidade, eu poderia aplicá-lo na minha pesquisa”.

Ele conta que existe uma “divisão” entre a indústria de jogos e o meio acadêmico. “Na visão da indústria, os jogos feitos pela academia não têm tanta qualidade”. Porém, ele enfatiza que, principalmente nos jogos educacionais, “a pesquisa é necessária”. Eliandro buscou se especializar porque via na indústria um “grande vácuo de onde encontrar informações científicas quando estava desenvolvendo [o jogo]”. 

A indicação de Ghost Mail no BIG Festival 2021 é uma resposta para Eliandro: “eu consegui fazer uma pesquisa enquanto eu conseguia desenvolver um produto que foi reconhecido pela indústria”, afirma. Além disso, o festival está julgando Ghost Mail como um jogo convencional, pois não sabe que foi produzido para uma pesquisa acadêmica. 

Ghost Mail é um jogo para celular. Enquanto não é lançado no mercado, está disponível nesse site em sua versão demo. 

Sobre o BIG Festival

Brazil’s Independent Games é um festival de desenvolvimento de jogos, considerado o maior da América Latina. Em sua nona edição, a segunda online, o júri selecionou mais de 90 jogos de 25 países diferentes, sendo que 30% dos finalistas são brasileiros.  

O BIG Festival 2021 será de 3 a 9 de maio. A inscrição e mais informações estão disponíveis no site do evento

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto

 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h