Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

05/09/2019-16h57

Modateca da Udesc organiza exposição sobre 100 anos de moda em Santa Catarina

Foto: Lorrainny Stéphanny Barbosa
A exposição “A moda sai de moda, o estilo jamais!”, organizada pelo programa de extensão Modateca, do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), começa nesta quinta, 5 de setembro.  A mostra é realizada no Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC), no Palácio Cruz e Sousa, e a visitação segue até 29 de setembro.

Contando a história dos 100 anos de moda em Santa Catarina, a exposição exibe roupas, fotos e objetos que retratam a moda no século 20. As peças foram reunidas pela Modateca, que visa resgatar a história da moda catarinense. A curadoria da exibição é do professor José Alfredo Beirão Filho, coordenador do projeto na Udesc.

Com título inspirado na frase da estilista francesa Gabrielle (Coco) Chanel, a mostra apresenta trajes de todas as décadas do século passado, resgatando o trabalho de profissionais. Com estilo e soluções para atender clientes, as peças fazem parte da história local e representam o estilo de vida de parte dos catarinenses.

A exposição integra a programação da 5ª Semana Integrada da Udesc Ceart, que será realizada de 14 a 20 de setembro em espaços culturais de Florianópolis.

Sobre a Modateca


O programa de extensão Modateca teve início na Udesc Ceart em 2003. Com o objetivo de contribuir para a formação de uma memória têxtil em Santa Catarina, é um acervo da história da moda catarinense. Com 4 mil peças de roupas e acessórios, todas as unidades foram doadas para o projeto, tombadas, catalogadas e classificadas. O espaço para pesquisa de moda e vestuário funciona diariamente na Biblioteca Central da Udesc, em Florianópolis. A Modateca e a Teciteca foram tema do projeto Hallceart Audiovisual, confira no documentário abaixo.



Serviço:

O QUE: Exposição “A moda sai de moda, o estilo jamais!” - 100 anos de moda em Santa Catarina.
QUANDO: Abertura 5 de setembro, às 19h. Visitação até 29 de setembro, de terça a sexta, das 10h às 18h; sábados e domingos, das 10h às 16h.
ONDE: Museu Histórico de Santa Catarina, no Palácio Cruz e Souza. Praça XV de Novembro, 227 - Centro, Florianópolis/SC.
QUANTO: R$5,00 inteira; R$2,00 meia-entrada mediante comprovação para estudantes; menores de 18 anos; doadores de sangue registrados em hemocentros de Santa Catarina; professores exercendo docência nos níveis infantil, fundamental e médio. Entrada gratuita, mediante comprovação, para professores acompanhando a turma; crianças com idade inferior a 5 anos; pessoas com deficiência; maiores de 60 anos; guias de turismo. Aos domingos, a entrada é gratuita para todos.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350 

Notícia atualizada em 06/09/2019, às 14h28.
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h