Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

07/10/2014-16h48

Mostra itinerante divulga projeto Lixo Orgânico Zero da Udesc Lages nesta quinta e sexta

Projeto incentiva criação de hortas - Foto: Divulgação
O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, receberá nesta quinta-feira, 9, a mostra itinerante Compostagem Termofílica, do Projeto Sesc Ciência. Os painéis ficarão expostos no prédio da Agronomia até sexta-feira, 10, e a visitação será aberta ao público.

A exposição apresenta o processo de tratamento de resíduos orgânicos desenvolvido na Udesc Lages por meio do projeto Lixo Orgânico Zero, coordenado pelo professor Germano Güttler. A mostra incentiva o descarte e o manejo correto, além de estimular a agricultura urbana com o aproveitamento de espaços para o plantio de hortaliças, a criação de hortas escolares e a reciclagem de resíduos orgânicos.

Nos dois dias também serão oferecidas mais de 20 oficinas de compostagem para estudantes escolas públicas, na sala 210 do prédio da Agronomia. "Acreditamos que cerca de 400 crianças e adolescentes devam participar destas oficinas, que serão promovidas pelos bolsistas do projeto", fala o professor.

De acordo com Güttler, as atividades celebram o Dia do Engenheiro Agrônomo, comemorado em 12 de outubro. A programação inclui uma mesa redonda quinta-feira, 9, às 16 horas no Anfiteatro Caverna, onde serão abordados os seguintes temas: inspeção sanitária; agricultura urbana; e paisagismo e arborização urbana.

A conversa será mediada pelo professor da Udesc Lages, Júlio Pires, e terá a participação do secretário municipal de Agricultura e Pesca, Moisés Savian; do diretor executivo do Consórcio Intermunicipal da Serra Catarinense (Cisama), Selênio Sartori; e do engenheiro agrônomo Giovanni Tomazelli.

Sobre o Lixo Orgânico Zero

Mais de cem instituições de Lages, na maioria escolas públicas, já aderiram ao projeto Lixo Orgânico Zero. O objetivo é deixar a cidade livre de resíduos orgânicos, que são transformados em húmus para cultivo de plantas ou hortaliças. Nas escolas, o lixo é separado pelos alunos e professores em lixeiras diferenciadas para ser utilizado nos canteiros. "É um projeto maravilhoso, que está crescendo além do esperado", comenta o professor Germano Güttler.

Depois de passar pela Udesc Lages, a mostra do Sesc Ciência que divulga o Lixo Orgânico Zero estará na Praça Joca Neves, no sábado, 11, das 13h às 18h.  A exposição passará por outros locais da cidade até 22 de outubro. Em 25 de outubro os painéis seguem para Chapecó, onde permanecerão até 12 de dezembro.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 2101-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h