Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

07/11/2017-17h12

Museu da Udesc recebe inscrições de obras de arte postal para mostra sobre consciência negra

Convocatória é aberta ao público em geral - Arte: Div.

O Museu da Escola Catarinense (Mesc), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está aceitando inscrições de obras de arte postal para uma homenagem ao Dia da Consciência Negra em 20 de novembro. Os participantes da mostra receberão certificados.

Segundo a coordenadora do Mesc, Sandra Makowiecky, "qualquer pessoa pode participar da iniciativa, desde que o trabalho atenda as especificações do regulamento e as propostas se mantenham na temática".

Os temas da arte postal deverão ser: educação; arte marginal; sociedade; consciência negra; mulher negra; ou Antonieta de Barros.

As inscrições para a convocatória são abertas ao público e devem ser feitas até 13 de novembro pelo correio (com entrega de 3 dias) ou até o dia 16 pessoalmente, no museu, que fica na Rua Saldanha Marinho, no Centro de Florianópolis. Junto ao material, deve ser enviado o termo de doação, disponível no site do Mesc.

Conforme a programação do evento, além dos trabalhos selecionados, haverá palestras e exibição de filmes durante a mostra.

Para mais informações, os interessados devem mandar um e-mail com o título "Convocatória Arte Postal" para museudaescola@udesc.br ou ligar para os telefones (48) 3664-8110 e 8113.

Expressão livre

A arte postal (mail art) foi criada com o propósito de ser um meio de expressão livre do mercado de arte, desenvolvendo um diálogo com seu contexto temporal.

"No Brasil, tivemos artistas, como Paulo Brusky, que se utilizaram da arte postal como possibilidade de veicular denúncias e reflexões a respeito da política vigente", explica Sandra Makowiecky.

As técnicas são variadas, como colagens, fotografias, escrita, gravura, carimbo, selos, pintura e desenho, em suportes desde postal e envelopes a papel de carta e caixas.

Comemoração e reflexão

Em 20 de novembro, comemora-se o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, que surgiu na segunda metade dos anos 1970, no contexto das lutas dos movimentos sociais contra o racismo.

Criada pela Lei Federal nº 12.519/2011, a data homenageia Zumbi, que é um símbolo da resistência negra no Brasil e foi morto em uma emboscada em 1695 após ataques ao Quilombo de Palmares, em Alagoas.

Além disso, esse dia se dedica à reflexão sobre a inserção dos negros na sociedade brasileira e as consequências do racismo para a vida das pessoas e o desenvolvimento do País. A cada ano, as atividades da data são feitas ao longo do mês no Brasil, ampliando os espaços de discussão sobre as questões raciais.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h