Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

17/04/2020-16h58

Nas redes sociais, professora da Udesc Lages ensina exercícios para aliviar dores nas costas

Professora de educação física Mabel Olkoski ensina exercícios contra dores nas costas - Foto: Divulgação
A professora de educação física Mabel Olkoski, do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, está oferecendo uma série de dicas e ensinando exercícios para aliviar dores na coluna, através das redes sociais.

A intenção é auxiliar, principalmente, quem está em casa em isolamento social ou home office, em função da pandemia do novo coronavírus. "Nesse momento, com toda essa mudança de rotina, aparecem sentimentos de ansiedade, angústia, medo e quadros depressivos. As dores nas costas têm muita relação com as nossas emoções", explica Mabel.

Através do Grupo de cuidado e atenção à coluna vertebral, no Facebook, e do perfil profissional no Instagram, a cada publicação, a professora oferece material informativo, sugere uma mudança de hábito e ensina um novo exercício.

Mabel também usa as redes sociais para fazer enquetes e saber quais são as principais queixas dos usuários e o que pode recomendar nas publicações futuras. "A ideia é incluir exercícios, aos poucos, e ir mudando, gradativamente, os hábitos que prejudicam a coluna", diz ela.

A professora, que é doutora em Educação Física com foco em dor lombar crônica, afirma que quanto antes iniciados os cuidados com a coluna vertebral, mais rápidos serão os benefícios. "Até porque se você já teve algum episódio de dor nas costas, ela tem 80% de chance de voltar. A única saída é evitar que ela continue aparecendo".

No grupo do Facebook, Mabel enfatiza que a maior parte dos métodos para alívio da dor envolvem técnicas que precisam da orientação de um profissional. "O intuito é auxiliá-los sem sair de casa".

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Jornalista Tatiane Rosa Machado da Silva
E-mail: tatiane.silva@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h