Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

26/06/2015-17h54

Novo laboratório da Udesc Lages produzirá cerca de 20 mil mudas de plantas frutíferas por ano

Mudas serão distribuídas para produtores e viveiristas - Foto: Silvia Cristina/Ascom Udesc

O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, inaugurou nesta quinta-feira, 25, a Biofábrica, um laboratório na área da Fruticultura, que produzirá mudas de plantas frutíferas. A solenidade contou com a presença do vice-reitor da Udesc, Marcus Tomasi, do diretor-geral da Udesc Lages, João Fert Neto, de alunos e de professores.

O laboratório foi instalado dentro de um container, adquirido por meio de um projeto com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Neste espaço, as mudas passarão pelos processos de multiplicação, enraizamento e climatização até estarem prontas para serem distribuídas aos produtores.

De acordo com o coordenador da Biofábrica, Leo Rufato, o laboratório servirá para produção e multiplicação de mudas de morango e de porta-enxertos de maçã e pera. O objetivo é que, anualmente, sejam entregues cerca de 20 mil mudas aos viveiristas. "A Biofábrica produzirá mudas isentas de vírus e microrganismos que possam prejudicar o desenvolvimento das plantas", explica Rufato.

Segundo o vice-reitor, o laboratório é uma forma diferenciada de oferecer qualificação, inovação e ampliação dos espaços de ensino, de pesquisa e de extensão da universidade. "Trabalhos como este proporcionam melhor qualidade de vida e alternativas sustentáveis para comunidade", afirma Tomasi.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 2101-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h