Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/10/2016-17h50

Novo portal da Udesc será lançado na próxima quinta e terá versão para smartphone e tablet

Novo site facilitará acesso a informações sobre ações em ensino, pesquisa e extensão - Arte: Fê Pimentel Teixeira
Na próxima quinta-feira, 13, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) lançará o novo portal da instituição, em www.udesc.br. Desenvolvida por técnicos e professores da instituição, a página estará mais moderna do que a atual, com melhorias em navegação, acessibilidade, organização e hierarquização do conteúdo, layout, parte gráfica e fotografia.

Um dos principais atrativos do novo site será o acesso por dispositivos móveis, como smartphones e tablets, totalmente adaptado ao formato mobile.

O lançamento e a apresentação no dia 13 ocorrerão durante a sessão do Conselho Universitário (Consuni), em Florianópolis, a partir das 13h, com transmissão ao vivo pela página vc.udesc.br.

Nesse dia, o novo site estará disponível à comunidade interna da universidade que estiver conectada nas redes sem fio e nos computadores da instituição. Devido ao processo de migração na internet, a página estará totalmente acessível ao público externo até 15 de outubro.

Acesso a informações

O novo portal facilitará o acesso a informações sobre as atividades-fim da universidade, ou seja, os cursos de graduação e pós-graduação, além de outras ações de ensino, pesquisa e extensão. Com apenas um clique, será possível conferir a lista de cursos de nível superior oferecidos pela instituição, com os principais dados sobre cada um deles.

A página principal também permitirá o acesso rápido a assuntos de relevância por público específico – comunidade, alunos, professores e técnicos.

Outra área que ganhou destaque é a transparência, com uma aba específica na capa do portal, a partir da qual podem ser acessados balanços e relatórios contábeis e de gestão.

Nessa área, também estará publicado o "Udesc em Números", que apresenta os dados da universidade sobre ensino, pesquisa, extensão, servidores, receitas, despesas, custeio, investimento, entre outros indicadores, em forma de gráficos e com atualização contínua, sob responsabilidade da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan).

A página também dará mais visibilidade às notícias da universidade, com um campo para manchete, três destaques e oito títulos na capa do portal. Além disso, permitirá acesso rápido aos perfis oficiais da Udesc nas mídias sociais – Facebook, Twitter, Instagram e Snapchat (@udesc).

"Vamos inaugurar uma nova era na universidade, principalmente na melhoria do relacionamento com nossos públicos externos e internos com o novo portal na internet. O site é a porta de entrada da instituição para a sociedade", ressalta o reitor da Udesc, Marcus Tomasi.

Após o lançamento do novo site da Udesc, os portais dos centros de ensino da universidade também serão renovados a partir das mesmas proposta e plataforma.

Esse trabalho envolverá jornalistas, representantes de comunicação e técnicos de Tecnologia da Informação de todas unidades. A previsão é de que, no próximo ano, todos os centros estejam dentro da plataforma do novo portal.

Equipe multidisciplinar de desenvolvimento

Os trabalhos de concepção e elaboração do novo site da universidade iniciaram após o lançamento da Política de Comunicação da Udesc, a partir de uma equipe multidisciplinar de servidores das áreas de Tecnologia da Informação, Comunicação e Design.

O desenvolvimento do portal ficou por conta da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), liderado pelo secretário da pasta, Jairo Wensing, e pelo coordenador de Portais Corporativos, Jean Carlos Abreu.

A definição, o levantamento, a organização e a alimentação do conteúdo envolveram profissionais da Secretaria de Comunicação (Secom), como o ex-secretário da pasta e atual chefe do Gabinete do Reitor, Thiago Augusto, e o atual secretário, Luiz Eduardo Schmitt.

Já o layout e a parte de design da página tiveram a assinatura da professora Genilda Oliveira de Araújo, que atua no Centro de Artes (Ceart), de Florianópolis, e é especialista em desenvolvimento de portais, e contaram com o apoio de bolsistas do Laboratório de Design (LabDesign).

Nas reuniões, foram detectados os principais gargalos do site atual e propostas de melhorias e evoluções. Uma delas, por exemplo, é a integração com as bases de dados dos principais sistemas de gestão da universidade, como o Sistema de Gestão Acadêmica (Siga) e o Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (Sigrh).

Com isso, quando ocorre atualização em algum dos sistemas, o novo portal capta as informações automaticamente, de forma dinâmica, sem que seja necessária uma alteração manual.

Os profissionais de Comunicação trabalharam na criação e na formatação do conteúdo; os de TI, no desenvolvimento e na programação; e os de Design, no layout e na funcionalidade do portal.

"É preciso destacar o engajamento e a união da equipe de técnicos e professores neste projeto. Com expertise interna, elaboramos uma ferramenta moderna, que facilita o acesso à informação em todos os aspectos", afirma o secretário de Comunicação da Udesc, Luiz Eduardo Schmitt.

Levantamento fotográfico retrata pessoas

O novo portal da Udesc valoriza também a parte visual da universidade, principalmente as pessoas, com fotografias de alunos, técnicos e professores. Durante um mês, o técnico Jonas Pôrto, que está vinculado ao Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), de Joinville, e é fotógrafo profissional, realizou um levantamento de imagens exclusivo para alimentar o site.

Pôrto percorreu os 12 centros de ensino da Udesc em todo o Estado para retratar o cotidiano de cada curso em salas de aula, laboratórios e espaços de convivência acadêmica.

O resultado desse trabalho está visível em várias partes do novo portal, como nas páginas dos cursos de graduação. O trabalho fotográfico será a base para formação de um novo banco de imagens da universidade, que estará disponível para download em breve, por meio do site Flickr.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Novo site facilitará acesso a informações sobre ações em ensino, pesquisa e extensão
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h