Centros já estão instalando Espine - Arte: Divulgação
O projeto Espaços Inovadores de Ensino (Espine), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), é tema da nova videoaula divulgada no Canal de Ensino e voltada a docentes, técnicos e estudantes. As iniciativas são da Pró-Reitoria de Ensino (Proen). Confira o vídeo.
Criada no ano passado, a iniciativa de graduação já selecionou propostas dos 12 centros de ensino da Udesc.
Os valores do Espine, que giram em torno de R$ 3 milhões, estão sendo aplicados na compra de recursos tecnológicos como equipamentos multimídia e multitoque, drones, tablets, óculos 3D, cortadoras a laser, impressoras 3D, kits de robótica e mesas modulares que permitem diferentes composições de trabalho.
Dessa forma, a Udesc incentiva o uso de tecnologias nos cursos de graduação e promove a interatividade no ensino-aprendizagem, criando ambientes que estimulem a reflexão e a adoção de metodologias dinâmicas, plurais, capacitadoras e interdisciplinares.
Interação entre os cursos
Segundo a pró-reitora de Ensino da Udesc, Soraia Tonon da Luz, o programa também busca "promover a interação entre diferentes cursos de tecnologia, licenciatura e bacharelado, de modo a incentivar o desenvolvimento de metodologias voltadas para a inovação das práticas pedagógicas, respeitando as particularidades de cada curso de graduação e possibilitando articulação de projetos compartilhados".
Além disso, outro objetivo do Espine é possibilitar espaços contínuos para a formação continuada dos professores dos cursos de graduação da universidade.
"O Espine será submetido para apreciação, objetivando ser selecionado para a Chamada de Trabalhos Técnicos de Boas Práticas na Graduação do 32° Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação, a ser realizado entre 4 e 6 de novembro, em Florianópolis", destaca Soraia.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.