Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

11/08/2021-10h51

Núcleo de Xadrez da Udesc Joinville celebra captação de talentos para instituição

Alunos da Udesc Joinville ganharam destaque no xadrez - Foto: Divulgação
Com dez anos de existência, o Núcleo de Estudos em Xadrez e Tecnologias (Next), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, se tornou um polo de captação e desenvolvimento de talentos no xadrez. Ao longo desse período, vários alunos, que atuaram como bolsistas e voluntários do núcleo, ganharam destaque. Alguns exemplos são: Eduardo Akio Yamamoto, mestre nacional de xadrez e egresso do curso de Engenharia Mecânica; além de atletas múltiplas vezes campeões dos Jogos Internos da Udesc (Jiudesc) como Thiago da Cruz Reichert, egresso do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Lucas Pizzi de Jesus, egresso do curso de Engenharia Civil; e Douglas Morais de Melo, egresso do curso de Engenharia Elétrica.

O Next também teve como integrante Victor Hugo Ribeiro Carriço, egresso do curso de Ciência da Computação, que foi bronze nos Jogos Universitários Brasileiros representando a Udesc; além do Mestre cubano Agustín Alejandro Ortiz Diaz, que foi estagiário de pós-doutorado no Departamento de Ciência da Computação.

“É uma grande satisfação e alegria perceber que o Next tem sido uma referência e, muitas vezes, um canal de aproximação entre a universidade e potenciais novos alunos. Isso proporciona um verdadeiro sentimento de realização na condução desse importante programa para a Udesc”, afirma o coordenador do Next, professor Kariston Pereira.

O atual campeão online do Next, Matheus Skorka, aluno de Engenharia de Produção e Sistemas, ingressou na Udesc motivado a participar da equipe do Next. “Desde que conheci o Next em 2018, venho me encantando com toda a organização, seriedade e responsabilidade desse projeto que torna o xadrez mais acessível ao público, tanto pela promoção de torneios frequentes como também pela elaboração de cursos técnicos que visam aprimorar o jogo de novos enxadristas, sobretudo os aprendizes – tudo de maneira gratuita. Particularmente, os torneios promovidos pelo NexT me proporcionaram a experiência de conhecer muitos enxadristas, o que ampliou minhas amizades e também me incentivou à melhora constante do meu jogo, trazendo todos os benefícios que o xadrez sempre me propiciou.”

Kauan Henrique Werlich, graduando de Ciência da Computação, conheceu o Next em  2019 ao participar de torneios. O projeto foi um dos fatores que o levou a escolher a Udesc para fazer sua graduação. Já na universidade, se aprofundou no xadrez e passou a praticá-lo com regularidade. “O principal ponto positivo do projeto é que ele reúne muitos enxadristas, vários deles com um nível muito bom de jogo, e isso começa a mostrar tudo o que você pode fazer para melhorar. Desde então, eu tive um interesse renovado no xadrez, li muito material sobre finais, estratégias e aberturas, tive aulas e passei a dedicar um tempo todas as semanas para jogar.” 

Trajetória do Next

O Next desenvolve suas ações desde 2011. Em 2013 e 2014 foi selecionado pelo Ministério da Educação no edital do Programa de Apoio à Extensão Universitária (Proext), sendo que em 2014 foi classificado em primeiro lugar na linha Esporte e Lazer, concorrendo com projetos de todo o Brasil.

Em 2019, o Next conquistou, mediante concorrência no edital Paex-Proceu, a condição de Programa Permanente de Extensão na Udesc. Neste ano de 2021, o Next está implantando o seu tão sonhado Laboratório de Estudos (NexT Lab), na sala F-105, e também oferecerá um espaço de práticas para a comunidade no Centro (anexo à Rádio Udesc), por meio de uma parceria com a Secretaria de Esportes de Joinville (Sesporte) e com o Novo Xadrez Joinville (NXJ). Além disso, o núcleo continuará a oferecer sessões presenciais (no período pós-pandemia) em diversos espaços, incluindo o Restaurante Universitário da Udesc Joinville, o Museu de Artes de Joinville (MAJ), o Garten Shopping, a Udesc Ceplan (São Bento do Sul) e a Udesc Ceart (Florianópolis).

Atualmente, o Next desenvolve sessões de treinamento e torneios online em seu clube virtual na plataforma Lichess, além de vídeo-aulas e materiais didáticos compartilhados no Youtube e em suas redes sociais na internet.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br 



galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h