Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

03/09/2018-11h26

Observatório de Educação das Relações Étnico-Raciais da Udesc realiza ações em escola e municípios

 
O Observatório da Educação das Relações Étnico-Raciais em Santa Catarina (Oberer), do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), publicou um relatório com o balanço das atividades realizadas ao longo do primeiro semestre de 2018.

O Observatório é um projeto que integra o Programa Memorial Antonieta de Barros, do Neab Udesc, e tem como objetivo oferecer suporte técnico e pedagógico a gestores públicos das redes de ensino de Santa Catarina, de modo a construir instrumentos eficientes de implementação das Leis Federais n° 10.639/03 e 11.645/08, em âmbito local e estadual, articulados na forma de programas de diversidade étnico-racial na educação.

Durante o primeiro semestre de 2018 foram realizadas ações junto às prefeituras de Itajaí, Laguna e Florianópolis.

Em Itajaí foi apresentada aos gestores municipais uma proposta de contribuição para a revisão do Plano de Igualdade Racial do Município. Para o segundo semestre de 2018 estão previstas oficinas, estudos e reflexões com os profissionais da educação.

No município de Laguna foi ofertada uma proposta de formação de professores e gestores, com apoio do Fórum Setorial de Cultura Afro-Brasileira de Laguna, também com atividades previstas para os próximos meses.

Junto à Escola Básica Júlio da Costa Neves, em Florianópolis, o Observatório está realizando um estudo e análise dos Planos de Ensino, organizando para o segundo semestre de 2018 um grupo de trabalho com professores de todas as áreas de conhecimento para propor conteúdos, atividades e referências bibliográficas aos professores e direção da escola, para aplicação das leis Federais n° 10.639/03 e 11.645/08 e das questões de Gênero e Sexualidade.

O Oberer também participou da 13º Semana Cultural da Terra Indígena Morro dos Cavalos, onde bolsistas tiveram a oportunidade de conviver, observar e aprender sobre a história, cultura e as questões de luta e resistência dos Guaranis que vivem no local.

Bolsistas estiveram na 16ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com o tema "Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos", no Museu da Escola Catarinense (Mesc), da Udesc, com o objetivo de integrar o Projeto Museu Afro, do Neab.

Para o segundo semestre de 2018 o Observatório continuará desenvolvendo suas ações por meio da disponibilidade de materiais, cursos online presenciais ou semipresenciais, nas prefeituras de Itajaí e nos municípios de Laguna e Florianópolis.

Sobre o Neab

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da Udesc é um núcleo temático, instituído com a finalidade de auxiliar a universidade, através das atividades de pesquisa, ensino e extensão, a formular e executar políticas de promoção de igualdade, de valorização da diversidade étnico-cultural e promoção e desenvolvimento das populações de origem africana em Santa Catarina.

No segundo semestre de 2018 a professora Soeli Francisca Mazzini Monte Blanco, do Centro de Educação a Distância (Cead), assumiu como coordenadora pro tempore do Neab, durante o afastamento da professora Vera Marques, que coordena o Núcleo.

Mais informações sobre os projetos desenvolvidos podem ser acessadas na página do Neab.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8512
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h