Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

01/12/2021-16h35

OCTA Fashion da Udesc traz moda digital na 10ª edição que acontece dia 9

Após dois anos de espera, a 10ª edição do OCTA Fashion está com data marcada para próxima quinta-feira (9). Considerado o maior evento de moda autoral de Santa Catarina, é organizado pelo Departamento de Moda (DMO) do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O desfile será transmitido pelo Youtube do Ceart, às 19h.

A edição 2021, nomeada de OCTA X, faz história por ser a primeira totalmente virtual, que explora as inovações da moda digital desenvolvidas durante a pandemia da Covid-19. No lugar das modelos, os looks serão apresentados em modelagem digital 3D. Ainda inovando, e para humanizar o evento virtual, a 10ª edição exibe um documentário que apresenta de forma poética e artística o tema deste ano, “Fluidez”. 

Além disso, a produção audiovisual mostra os bastidores do OCTA X, por meio de depoimentos dos estudantes, professores e da equipe envolvida. “Iremos refletir sobre o papel da instituição dentro e fora da academia, impactos na indústria brasileira e mundial, novos métodos de trabalho na moda digital e cenário pandêmico e, principalmente, das novas mentes criadoras desta transformação”, conta a professora Amanda Queiroz Campos, coordenadora geral do OCTA Fashion. 

O OCTA X traz 37 coleções dos formandos do curso de Moda do Ceart. Inspirados no tema “Fluidez”, cada aluno desenvolveu seu conceito particular, um processo que começou ainda na sexta fase da graduação. Na disciplina Tema e Conceito de Coleção Autoral, os estudantes receberam o tema geral e começaram a trabalhar com mapas mentais, processos semânticos e visuais para definir seu próprio conceito. 

Segundo a professora Amanda, os alunos passam por esse processo porque as coleções são autorais, “o que quer dizer que elas têm uma carga de criatividade e de experimentação maior - diferente de uma criação comercial, que busca atender principalmente um gosto comum e uma demanda já existente”. 

Durante a sétima fase do curso, nas disciplinas de Projeto de Coleção e Desenho de Coleção de Moda, os alunos geraram alternativas de criação e prepararam os desenhos para suas coleções, experimentando formas e ideias para um projeto criativo e autoral, fugindo do padrão da moda comercial. Na oitava e última fase, criaram um perfil no Instagram para cada coleção em Book Digital de Coleção e, nas disciplinas Modelagem e Ateliê, partiram para a gestão do desenvolvimento dos modelos, com os especialistas em tecnologia informatizada para moda em 3D. Nessas disciplinas, os professores orientaram no desenho técnico e auxiliaram na relação com a expressividade do protótipo virtual.  

Além da confecção digital das coleções, os formandos aprenderam a organizar o desfile na disciplina Coordenação e Evento de Moda. Assessoria de imprensa, relações públicas, programação do evento, criação de cenário virtual, criação de avatar, audiovisual, trilha sonora e demais demandas do desfile foram organizadas pelos graduandos, com orientação da professora da disciplina. 

Realizar o OCTA Fashion é o sonho de muitos estudantes do curso. “O evento do OCTA foi um dos motivos que me fizeram escolher o curso de Moda da Udesc”, conta Rebeca Stähelin, uma das formandas deste ano. Para sua colega de turma, Giovana Bardi, o OCTA é onde ela vê materializado o conhecimento adquirido na graduação. No âmbito profissional, Giovana observa que o OCTA foi “um momento para realmente desenvolver um estilo autoral, entender o que faz parte de mim como criação e o que eu quero passar para os outros através da Moda”.

A 10ª edição do OCTA Fashion acontece em 9 de dezembro, às 19h, pelo Youtube do Ceart. Os detalhes de cada coleção e mais informações estão disponíveis no Instagram @octafashion.   

OCTA Fashion abre oportunidades 

O Observatório de Culturas e Tendências Antecipadas, o OCTA Fashion, começou em 2010, e desde então foi palco de mais de 300 coleções. A cada edição, o desfile oferece ao mercado informações sobre tendências, além de expor as possibilidades criativas no desenvolvimento de produtos de moda. 

Para os estilistas recém-formados, ter o OCTA no currículo impulsiona o início da carreira, dando oportunidades em diversas áreas além da moda. “Fazer parte da coordenação geral de um evento dessa magnitude me colocou em contato com muita gente, me fez aperfeiçoar muito minhas habilidades de comunicação”, relata a egressa Marina Casagrande. Ela realizou seu desfile de formatura em 2018, mas não chegou a atuar no setor de moda depois de formada. Ainda assim, ela afirma que o OCTA teve um papel fundamental para conseguir seu mestrado em Conservação de Belas Artes, na Northumbria University, Inglaterra.  

Laura Simiano, formada em 2019, participou do OCTA como bolsista, membro da coordenação geral e aluna, vivendo o evento de todas as maneiras possíveis. Apesar de hoje não trabalhar diretamente na confecção de roupas, os aprendizados do OCTA permitiram que ela abrisse sua empresa de gerenciamento de redes sociais de moda, tarefa para ela semelhante a gerenciar um evento. “O OCTA é tão completo que a gente entra em cada detalhe da organização e, para onde a gente for trabalhar, vai ter alguma coisa relacionada com o que foi feito no OCTA, seja como designer, como estilista, seja na produção do evento”, observa. 

De acordo com a professora Amanda, esse é o objetivo do curso de Moda da Udesc, “ter criações que estimulem a criatividade, que sirvam de inspiração para outras marcas de moda, e também para outros campos além da moda, da expressividade visual no geral”. 

As coleções anteriores foram registradas na OCTA Mag, uma revista com detalhes de cada produção. Desde 2018, a revista também conta com edição digital. Para saber mais, acesse a OCTA Mag 2018, OCTA Mag 2019 ou o site do OCTA Fashion

Confira na galeria fotos do documentário do OCTA X. 

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
e-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Cenário 3D do OCTA X
  • Trecho do documentário do OCTA X.
  • Trecho do documentário do OCTA X.
  • Trecho do documentário do OCTA X.
  • Trecho do documentário do OCTA X.
  • Trecho do documentário do OCTA X.
  • Trecho do documentário do OCTA X.
  • Trecho do documentário do OCTA X.
  • Trecho do documentário do OCTA X.
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h