Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/07/2015-19h04

Operação do Núcleo Rondon da Udesc atende mais de 24 mil pessoas no Norte Catarinense

Equipes fizeram cerca de mil atividades em comunidades mais carentes de seis municípios - Foto: Jonas Pôrto
Durante dez dias, mais de 24 mil pessoas de municípios do Norte Catarinense participaram de atividades educativas, culturais e de saúde, de forma gratuita, na Operação Elpídio Barbosa, do Núcleo Extensionista Rondon (NER), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

A ação voluntária, encerrada no último sábado, 25, fez parte do calendário de comemorações dos 50 anos da Udesc e abrangeu seis municípios: Barra Velha, Garuva, Guaramirim, Itapoá, Joinville e São Francisco do Sul.

Cerca de 250 rondonistas, sendo 170 acadêmicos, técnicos e professores da universidade, divididos em dez equipes, realizaram mais de mil atividades gratuitas. Conhecidos por vestirem o tradicional colete alaranjado, os voluntários levaram serviços e atenção às comunidades locais, modificando a rotina das cidades.

O evento de encerramento da operação ocorreu em Barra Velha e foi prestigiado pelo prefeito do município, Claudemir Matias Francisco; pelo prefeito de Garuva, José Chaves; e por secretários municipais e professores, diretores e membros da Reitoria da Udesc.

De acordo com o coordenador de Extensão da Udesc e do NER, Alfredo Balduíno Santos, a décima edição da operação foi um sucesso e a preparação para o próximo ano já começou.

"Os municípios foram receptivos e a atuação dos alunos e servidores, bastante envolvente. A ação envolveu todos os centros da Udesc e também instituições de ensino superior parceiras", afirma.

Participaram da operação membros das universidades federais da Fronteira Sul (UFFS), Integração Latino-Americana (Unila), Rio Grande do Sul (UFRGS) e Santa Maria (UFSM); Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC); Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas); e Instituto Fazer, do Distrito Federal.

Mais de 150 mil atendimentos em cinco anos

Com a Elpídio Barbosa, o NER já fez dez operações em cinco anos, com cerca de 1,9 mil extensionistas e quase 165 mil pessoas atendidas em Santa Catarina, além de seis cidades do Paraná, cinco de Goiás e uma da Argentina.

Mais informações sobre as atividades do NER podem ser obtidas pelo telefone (48) 3321-8032, das 13h às 19h, e pelo e-mail projrondon09@gmail.com.

Leia mais:

16/07/2015 - Rondonistas lotam Câmara de Vereadores de Joinville para abertura de operação

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8142/8143
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h