Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

05/04/2023-17h53

Palestra e oficina na Udesc apresentam vida e obra de encenador russo que une yoga e teatro

Na próxima terça-feira, 11, ocorre no Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) a palestra e oficina “Vida, arte e propósito: A força inspiradora do Sistema de Konstantin Stanislávski”. O evento é aberto à comunidade e ocorre das 13h30 às 16h20 no Espaço 2 do Departamento de Artes Cênicas (DAC).

As atividades, organizadas pelo programa de extensão “SER-ARTE: oficinas livres de iniciação as artes cênicas”, será ministrada por Vicente Mahfuz, ator, dançarino, praticante de yoga, professor de teatro e de yoga.

A palestra apresenta uma síntese sobre a vida e a obra do encenador russo Konstantin Stanislávski, com ênfase em seu discurso e suas técnicas para o despertar da inspiração criativa em cena. O professor Vicente Mahfuz exibirá documentos históricos pesquisados diretamente por ele nos arquivos do Museu do Teatro de Arte de Moscou, incluindo diários pessoais de Stanislávski que descrevem detalhes de sua pesquisa com yoga e teatro.

A palestra é vinculada diretamente com a oficina por meio de exercícios práticos de respiração, concentração, relaxamento e comunicação por energia, inspirados nos diários de Stanislávski e combinados com experiências do professor Vicente em seu trabalho como professor de teatro e de yoga.

O evento não necessita de inscrição, mas está sujeito a lotação da sala de no máximo 80 pessoas. O curso fornecerá certificado de 3h.

Sobre o ministrante

Um dos mais importantes pesquisadores brasileiros da obra de Konstantin Stanislávski na contemporaneidade, Vicente Mahfuz é ator, dançarino, praticante de yoga, professor de teatro e de yoga. Doutor e mestre em Teatro, graduado em Artes Cênicas pela Udesc, foi bolsista Capes no programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PSDE) nas cidades de São Petersburgo e Moscou, na Rússia (2017-2018), onde lecionou para alunos do Instituto Estatal Russo de Artes Performativas (RGISI).

Fundador de um estúdio de yoga em Florianópolis (SC), é professor também em outros espaços de prática. Sua principal pesquisa artística investiga as interações entre teatro, dança e yoga desenvolvidas desde o século 19 até a atualidade, especialmente a partir de discursos e técnicas propostas por Stanislávski.

Serviço:
O quê: Palestra e oficina “Vida, arte e propósito: A força inspiradora do Sistema de Konstantin Stanislávski”;
Quando: 11 de abril, das 13h30 às 16h20;
Onde: Espaço 2 – Departamento de Artes Cênicas da Udesc Ceart;
Quanto: Gratuito e aberto ao público.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h