Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

31/03/2022-13h43

Palestra online sobre burnout abre campanha Abril Verde da Udesc na próxima terça

Estão previstas três palestras online - Foto: Pexels
Na próxima terça-feira, 5, às 14h, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realiza a primeira palestra online da campanha Abril Verde, voltada à conscientização sobre saúde e segurança do trabalho. Gratuita e aberta aos interessados, sem necessidade de inscrição, a apresentação abordará o tema "Fatores de risco psicossociais e a Síndrome de Burnout". Acesse o link da transmissão.

A apresentação será ministrada pela professora Lilia Aparecida Kanan, da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) e mediada pela psicóloga Estela Maris Bernardelli, do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), e pela assistente social Salete Teresinha Pompermaier, também vinculada à Udesc. 

A iniciativa é da Coordenadoria de Desenvolvimento Humano (CDH), vinculada à Pró-Reitoria de Administração (Proad), e faz parte do Movimento Abril Verde, que chama a atenção para a adoção de uma cultura permanente de prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

A campanha da universidade, que tem como tema geral "Construindo uma cultura de saúde e segurança", promoverá mais duas palestras online neste mês, uma em 19 de abril, sobre "Comportamento Seguro e Cultura de Saúde e Segurança Ocupacional", e outra com data e tema a definir.

A técnica Fabíola Provensi, que é engenheira de Segurança do Trabalho e atua na CDH, destaca que este é o segundo ano consecutivo que a Udesc adere à campanha e que o objetivo é sensibilizar servidores e demais membros da comunidade acadêmica para que o tema permaneça em debate por todo o ano.

Cultura de segurança

"A intenção é concentrar anualmente uma série de atividades sobre o tema nesse período, dando-lhes mais visibilidade, aumentando o conhecimento e a informação dos servidores, ampliando a consciência da importância do tema com foco na construção e reforço da cultura de saúde e segurança do trabalho, que deve nortear as atividades de trabalho nos diversos setores de maneira permanente", afirma.

Segundo Fabíola, a proposta é desenvolver ações de conscientização sobre o comportamento prevencionista nas áreas de saúde e segurança ocupacional dos servidores, gerando uma cultura de segurança que envolva toda comunidade acadêmica.

"Uma cultura de segurança é aquela em que ambientes seguros e saudáveis são um valor para a organização, sendo continuamente construídos e aprimorados, atingindo resultados sustentáveis a partir do comprometimento dos líderes e envolvimento de todos os membros da organização, participando ativamente através de um sistema de direitos e deveres definidos e onde a maior prioridade é a prevenção", conclui.

Sobre o movimento

A Campanha Abril Verde tem como símbolo um laço na cor verde, que representa a segurança no ambiente de trabalho e também está relacionado aos cursos da área da Saúde.

O mês foi escolhido por ter duas datas relevantes: 7 de abril é o Dia Mundial da Saúde, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS); e 28 de abril é o Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalho, instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

No Brasil, a Lei nº 11.121/2005 instituiu 28 de abril como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.E, em Santa Catarina, a Lei nº 17.389 institui abril como o Mês da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, em consonância com o Movimento Abril Verde, dedicado à realização de ações preventivas de acidentes e doenças do trabalho no Estado.

A legislação de saúde e segurança ocupacional do servidor do Estado de Santa Catarina está disponível online.

Mais informações podem ser obtidas com a CDH pelo e-mail cdh.reitoria@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Estão previstas três palestras online
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h