Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

05/10/2016-17h15

Palestra sobre prevenção do câncer de mama marca início do Outubro Rosa na Udesc Lages

 

Médico falou de riscos, sintomas e tratamento da doença - Foto: Tatiane Rosa/Ascom Udesc
Em alusão ao Outubro Rosa, O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, promoveu nesta quarta-feira, 5, uma palestra com o mastologista Fernando Martins, que falou sobre fatores de risco, sintomas e tratamentos do câncer de mama.

Com o tema "Outubro Rosa: Todos unidos na prevenção do câncer de mama", a palestra alertou sobre a importância do diagnóstico precoce dos cânceres ginecológicos: de mama, de colo do útero, de endométrio e de ovário.

"Dos 10 tipos mais comuns de câncer entre as mulheres, quatro estão relacionados ao aparelho ginecológico", explica Martins, afirmando que, quando a doença é diagnosticada no início, as chances de cura ficam próximas da taxa de 100 por cento.

De acordo com o médico, o melhor método preventivo do câncer de mama é a realização do exame de mamografia anualmente, a partir dos 40 anos de idade. "Outubro Rosa é um mês de conscientização, mas ações de prevenção devem se entender pelo ano todo".

O encontro, voltado para homens e mulheres, é uma iniciativa do Setor de Saúde da Udesc Lages, com o objetivo de tornar as pessoas multiplicadoras da informação preventiva. "A cada 100 pacientes com câncer de mama, um é homem. Além disso, os homens têm mães, irmãs, esposas, filhas e amigas. É importante que todos tenham consciência da importância da prevenção", diz a enfermeira do setor, Kelli Folmann.

Leia mais:

20/09/2016 - Udesc Lages realiza exames preventivos em campanha contra o câncer de colo do útero


Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Jornalista Tatiane Rosa Machado da Silva
E-mail: tatiane.silva@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h