Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

02/03/2018-18h10

Parceria entre Udesc Laguna e prefeitura agilizará levantamento cadastral da Praia do Mar Grosso

Laboratório de Patrimônio da Udesc mostrou estudo de geoprocessamento ao prefeito - Foto: Marco Bocão
O Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), acertou uma parceria com a Secretaria de Planejamento de Laguna nesta semana para iniciar um levantamento cadastral da Praia do Mar Grosso, principal balneário local.

O acordo foi definido após visita feita pelo prefeito de Laguna, Mauro Candemil, e pela secretária municipal de Planejamento, Silvania Cappua, que conheceram os trabalhos do Laboratório de Patrimônio (LabPat), sob coordenação do professor Douglas Heidtmann Junior, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo.

Durante dois anos, o docente coordenou acadêmicos do curso em um trabalho de geoprocessamento em torno do perímetro do Centro Histórico de Laguna, com diversos estudos em relação às 726 edificações existentes em toda a poligonal de tombamento.

Para iniciar o levantamento cadastral na Praia do Mar Grosso, três estudantes de Arquitetura e Urbanismo da universidade serão contratados como estagiários, sob supervisão da Secretaria Municipal de Planejamento.

Necessidade por mapa atualizado

De acordo com Silvania, a prefeitura precisa de um mapa atualizado da cidade para fins de planejamento, tributários e acadêmicos enquanto não tiver a aprovação e a contratação do Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT).

Ela destaca ainda que se tratae de um trabalho que poderá ser atualizado sempre que necessário. "Como os dados são inseridos como vetores, vamos sentar e definir todos os parâmetros que iremos cadastrar. Além do levamento cadastral do Mar Grosso, já quero iniciar um mapeamento das paradas de ônibus existentes no município, pois se trata de um dado importante que hoje não temos mapeado", afirma.

Acompanhe as novidades da Udesc pelo Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e YouTube. Se você é estudante, acesse office.udesc.br para ativar sua conta de e-mail e ter o pacote Office 365 gratuitamente.

Assessoria de Comunicação da Udesc*
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

* Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Laguna
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h