Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

16/03/2020-12h26

Pesquisa desenvolvida na Udesc Joinville é divulgada em revista internacional de tecnologia

Trabalho de Conclusão de Curso foi escrito por Matheus Vinicius Valenza - Foto: Sara Lins
Um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvido no Laboratório de Pesquisas em Aplicações Gráficas (Larva) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, foi publicado em uma edição especial da “Journal of Educational Technology & Society”. Segundo o Google Acadêmico, a revista está entre as cinco melhores na área de Tecnologia Educacional.

O TCC intitulado "Guidelines para game design de jogos para crianças e sua aplicação na alfabetização matemática", foi escrito por Matheus Vinicius Valenza, orientado pelo professor Marcelo da Silva Hounsel e coorientado pela professora Isabela Gasparini, ambos do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Udesc Joinville.

"O trabalho nos trouxe conhecimentos importantes para podermos construir jogos digitais educacionais cada vez melhores para o público infantil, em especial, jogos sérios que é um dos focos do Larva", comentou Hounsell.

Neste trabalho, Matheus investigou o desenvolvimento de jogos sérios voltados para crianças e descobriu que existiam poucas diretrizes para o game design. Fez então a coletânea de diretrizes dispersas na literatura, que depois de validadas foram usadas para desenvolver um novo jogo digital ativo com movimentos, que contribui para alfabetização matemática e é adaptado para crianças com Síndrome de Down. Essas diretrizes foram avaliadas por especialistas da área que consideraram de alta relevância.

Além de ser publicado em uma revista renomada, o TCC foi transformado em um artigo que concorreu no evento internacional IEEE-ICALT (International Conference on Advanced Learning Technologies and Technology-enhanced Learning). O artigo foi um dos cinco indicados como melhor artigo curto da conferência.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930  

 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h