Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

17/12/2021-16h38

Pesquisadores da Udesc Esag publicam manual de dados abertos para órgãos públicos

Um grupo de pesquisadores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) acaba de publicar a primeira versão de um manual voltado a órgãos públicos para publicação de dados abertos à população sobre processos de compras e contratações públicas. O manual é gratuito e pode ser baixado em udesc.br/esag/projetodadosabertos.

A iniciativa é parte de um projeto conjunto do Grupo de Pesquisa Politeia – ligado ao Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc – e Prefeitura de Blumenau. O projeto conta ainda com o apoio da organização da sociedade civil #Act4Delivery e recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Baixe o manual em
udesc.br/esag/projetodadosabertos/publicacoes

O guia traz informações sobre o projeto e sobre dados abertos: o que são, por que são importantes, a obrigação legal e os desafios de abrir dados e por que começar com as compras públicas. Também traz um mapeamento inicial de organizações e projetos com iniciativas relacionadas à abertura de dados e à gestão de compras e contratações públicas e um link para que o leitor colabore com esse mapeamento, indicando mais iniciativas do tipo.

O documento também inclui informações sobre padrões e sistema de classificação de dados em compras e contratações públicas já existentes, além de um breve relatório com conhecimentos já produzidos pelo projeto de pesquisa.

Compartilhamento

Esta é a primeira de uma série de publicações previstas no projeto para compartilhamento desse conhecimento. Os pesquisadores criaram uma página no site da Udesc Esag para publicar informações sobre o projeto e os produtos gerados a partir deles, como levantamentos, relatórios e a descrição de um protótipo de sistema on-line de dados abertos de compras públicas a ser desenvolvido.

De acordo com o professor Fabiano Raupp, da Udesc Esag, um dos pesquisadores do projeto, um dos objetivos é dar visibilidade ao trabalho e incentivar a adesão de outros municípios ao padrão a ser criado. “O site é nossa forma de contato com o público interessado no projeto, para que possa acompanhar as etapas de desenvolvimento e os resultados”, diz o professor.

Saiba mais sobre o projeto em udesc.br/esag/projetodadosabertos.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h