Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

01/11/2019-16h40

Pesquisadores da Udesc Esag são conferencistas na Cúpula Mundial de Cidades do Conhecimento

 
Começa nesta segunda-feira, 4, em Florianópolis, a 12ª Knowledge Cities World Summit (KCWS 2019), conferência da cúpula mundial das cidades do conhecimento, realizada pela primeira vez no Brasil. O evento, no Hotel Sesc Cacupé, tem apoio da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag). Pesquisadores da Udesc Esag participam como conferencistas e na apresentação de trabalhos científicos.

No primeiro dia do evento, às 9h45, uma das atrações é a entrega do Prêmio MAKCi (Most Admired Knowledge City) às quatro cidades mais admiradas do mundo. Florianópolis (SC) e Bento Gonçalves (RS) são as únicas representantes brasileiras concorrendo. A iniciativa é do World Capital Institute (WCI) que identifica e reconhece o progresso de comunidades urbanas que implementaram estratégias de desenvolvimento baseadas no conhecimento.

Entre os palestrantes estrangeiros na conferência, estão especialistas que vão debater o tema Sustentabilidade e Inovação na Era do Conhecimento, como os professores Tan Yigitcanlar, da Universidade de Tecnologia de Queensland - QUT (Austrália), Francisco Javier Carrillo, do Instituto Tecnológico de Monterrey - TEC (Mexico) e a consultora Cathy Garner, da Universidade de Lancaster (Reino Unido).

Veja aqui a programação completa

Pesquisadores da Udesc Esag

Ainda nesta segunda-feira, 4, às 17h, na Sala Principal do evento, a professora Carolina Andion, da Udesc Esag,  participará da sessão paralela sobre inovação e ecossistemas empresariais. Ela debaterá com Sandro Yuri (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável - SDE-SC), Cathy Garner (Universidade de Lancaster, Reino Unido), Jamile Sabatini Marques (Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo – IEA-USP) e Eduardo da Costa (Universidade Federal de Santa Catarina – Ufsc).

Na terça-feira, 5, às 8h30, na Sala Principal, a professora Micheline Hoffmann, coordenadora do Mestrado Profissional em Administração da Udesc Esag, será a mediadora da plenária sobre cidades do conhecimento inclusivas. A discussão terá também a participação de Velina Petrova (Oxfam Internacional), Arlindo Philippi Jr. (IEA-USP) e Tomas Alvim (Insper).

Na quarta-feira, 6, às 13h, na Sala Principal, Micheline Hoffmann participará ainda da Mesa Redonda de Estratégia da Rede. Ela terá como colegas de debate Kenan Degirmenci, Ashantha Goonetilleke, Marcus Foth, Kevin C. Desouza e Tan Yigitcanlar (QUT, Austrália), Ana Cristina Fachinelli (Universidade de Caxias do Sul - UCS), Arlindo Philippi Jr., Debora Sotto, Tatiana Tucunduva P. Cortese e Jamile Sabatini Marques (IEA-USP), Francisco Javier Carrillo (TEC, Mexico), Tatiana Schreiner e Eduardo da Costa (Ufsc).

Os pesquisadores da Udesc Esag também participam do evento com apresentação de trabalhos científicos. Os temas incluem sustentabilidade na gestão de transporte aquaviário por cooperativa de barqueiros, políticas de desenvolvimento sustentável nas compras públicas e desempenho produtivo de sistemas metroviários em cidades brasileiras.

Veja aqui a programação completa de apresentação de trabalhos

Mais informações

O KCWS, ou Cúpula Mundial das Cidades do Conhecimento, é uma reunião promovida anualmente, desde 2008, pelo World Capital Institute (WCI). Sua 12º edição é realizada em Florianópolis por iniciativa do Sistema Fecomércio/SC e com a correalização do Sebrae/SC. Nos anos anteriores, foi promovida no México, China, Austrália, Israel, Itália, Turquia, Estônia, Coreia do Sul, Viena, Peru e Espanha.

Serviço
O QUÊ: KCWS 2019 - Cúpula Mundial das Cidades do Conhecimento
QUANDO: de segunda a quinta-feira, 4 a 7 de novembro
ONDE: Hotel Sesc Cacupé (Estrada Haroldo Soares Glavan, 1670, Florianópolis)
INSCRIÇÕES: kcws2019.com.br

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h