Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/10/2016-17h39

Pesquisadores da Udesc Lages realizam experimento no único acelerador de partículas da América Latina

Laboratório recebe projetos de pesquisadores de toda a América Latina - Fotos: Divulgação

Uma equipe do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, está em Campinas, em São Paulo, desde terça-feira, 4, realizando análises no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS).

O LNLS é o único acelerador de partículas da América Latina e seleciona, anualmente, projetos para uso de suas instalações. A equipe, coordenada pelo professor Luciano Gatiboni, teve aprovado o projeto "Phosphorus K-edge XANES spectroscopy in soils with long-term pig slurry or mineral fertilizer application".

O projeto foi aprovado pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia de Materiais (CNPEM), onde está localizado o laboratório, e a equipe terá direito a 96 horas de uso de uma das 18 linhas de luz do acelerador de partículas.

Os pesquisadores realizarão análises de K-edge XANES (X-ray absorption near edge structure) em amostras de solo que receberam fertilizantes sintéticos ou orgânicos por mais de 10 anos.

Segundo Gatiboni, a análise de XANES é uma das técnicas mais avanças da atualidade para estudo do fósforo no solo e, com ela, é possível detectar a quais elementos químicos o fósforo está ligado, podendo-se inferir sobre as formas de acúmulo do nutriente no solo quando utilizados diferentes tipos de fertilizantes.

O professor explica que se trata de um equipamento de alta tecnologia e com o uso muito concorrido, já que atende projetos de pesquisadores de toda a América Latina. "Foram disponibilizadas 96 horas de uso ininterrupto em uma das linhas de luz do acelerador. Assim, para este trabalho no Síncrotron, a equipe da Udesc é composta por três pessoas que realizarão análises 24 horas por dia, ininterruptamente".

Participam do projeto, até sábado, 8, além do coordenador, os pesquisadores do LNLS Dalton Abdala e da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) Milton da Veiga. Do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da Udesc Lages, participam o doutorando Djalma Schmitt, o pós-doutorando Élcio Bonfada e o mestrando Gilmar Mumbach.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h