Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

19/03/2025-15h51

Pesquisadores da Udesc são autores de dossiê dos 150 anos da imigração italiana em SC

Obra com 10 artigos será lançada em 26 de março, na Capital - Arte: Divulgação
Na próxima quarta-feira, 26, às 19h30, será realizado o lançamento do dossiê "150 anos da imigração italiana em Santa Catarina", uma edição da Revista Blumenau em Cadernos, produzido com a participação de pesquisadores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

O evento será realizado no Círculo Ítalo Brasileiro de Santa Catarina (CIB-SC), na Praça 15 de novembro, no Centro de Florianópolis, e integra o calendário de comemorações pelos 150 da grande imigração italiana no Estado.

Três pesquisadores da Udesc têm participação na obra. O professor Norberto Dallabrida, do Centro de Educação a Distância (Cead), é organizador do dossiê, junto com Jonas Cadorin, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Dallabrida também assina um dos artigos.

Os outros pesquisadores da universidade estadual catarinense são autores de artigos: Andrei Uller, técnico da Udesc Cead e doutor em Música, e Andrey Taffner Fraga, professor do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), em Ibirama.

Momentos históricos

Ao todo, o dossiê reúne dez artigos de cientistas sociais de diversas instituições, abordando trabalhos de cunho histórico produzidos em anos recentes.

Os organizadores explicam que a publicação traz reflexões "sobre três momentos históricos durante os 150 anos de história da presença de italianos em Nova Trento, Rio dos Cedros e Rodeio".

O primeiro momento inicia com a chegada dos primeiros imigrantes tiroleses/trentinos e italianos reinóis ao porto de Itajaí e a ocupação de áreas das colônias Itajaí-Príncipe Dom Pedro e Blumenau, em 1875.

O segundo momento, mais conjuntural, trata da nacionalização autoritária colocada em marcha pela ditadura do Estado Novo, de 1937 a 1945. Nesse período ocorreu a nacionalização compulsória, marcada pela negação da italianidade.

E o terceiro momento é o tempo atual, iniciado com as festas do centenário da imigração italiana em 1975 e marcado pela reinvenção das tradições ítalo-tirolesas/trentinas.

Artigos

O artigo de Norberto Dallabrida, com o título “As escolas Dante Alighieri no Médio Vale do Itajaí-Açu e a italianidade”, aborda a criação das escolas paroquiais, pelo clero católico, e o estabelecimento das chamadas Escolas Dante Alighieri na Colônia Blumenau, pautadas pela italianidade laica.

Andrey José Taffner Fraga é autor do ensaio “Do centenário da imigração à festa Trentina: as diferentes representações culturais em Rio dos Cedros”, que analisa a festa ítalo-tirolesa/trentina promovida pela Prefeitura de Rio dos Cedros.

E Andrei Jan Hoffmann Uller assina o artigo “Música Ítalo-Trentina nos Municípios de Nova Trento, Rio dos Cedros e Rodeio”, com foco na música folclórica, traço cultural muito caro aos italianos e seus descendentes.

Novo modo de ser

"Percebe-se que, mesmo com as tentativas mobilizadas pelas autoridades civis e religiosas, os imigrantes italianos e seus descendentes que ocuparam os três municípios aqui analisados deram origem a um novo modo de ser brasileiro, perceptível nos modos de ser e fazer quando comparados com os de outros municípios”, concluem os organizadores da obra. 

Criada em 1957 por José Ferreira da Silva, a Revista Blumenau em Cadernos é uma das publicações mais antigas do gênero em Santa Catarina.

Seu objetivo é registrar, preservar e divulgar aspectos históricos, culturais e sociais do município e do Vale do Itajaí.

Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8454 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Obra com 10 artigos será lançada em 26 de março, na Capital
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h