Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

12/05/2017-17h11

Pesquisadores de oito instituições se reúnem na Udesc para discutir projeto Ambientalização e Sustentabilidade

Professores apresentaram resultados e debateram ações para propor práticas sustentáveis no ensino superior - Foto: Div.
Representantes de oito universidades integrantes do projeto “Ambientalização e Sustentabilidade na Educação Superior: Subsídios às Políticas Institucionais em Santa Catarina” estiveram reunidos nesta sexta-feira, 12, no Laboratório de Informática do Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis.

Durante o encontro, o grupo de pesquisadores apresentou os resultados e os documentos utilizados para verificar o estágio do processo de ambientalização e sustentabilidade de cada instituição nos dois anos de projeto. Segundo o grupo, serão realizados novos encontros com o mesmo objetivo.

Participaram da reunião os seguintes professores: Mara Lúcia Figueiredo, coordenadora geral do projeto e professora da Unifebe; Isabel Cristina da Cunha, da Udesc Cead e representante da instituição no projeto; Miriam da Conceição Martins, da Unesc; Fátima Elizabeti Marcomin, da Unisul; Ricardo Marcelo de Menezes, da Unoesc; Antonio Fernando Silveira Guerra, da Univali; Cheila da Silva dos Passos Carneiro, da Unidavi; e Lúcia Ceccato de Lima e Izabel de Andrade, da Uniplac.

Sobre o projeto

O projeto, que é resultado de um edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), visa contribuir com as políticas de ambientalização e sustentabilidade, identificando indícios e elaborando estratégias que possam ser aplicadas em instituições de ensino superior.

Os resultados serão utilizados para propor ações práticas sustentáveis inovadoras e de responsabilidade socioambiental no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, que contribuam para criar, implementar, avaliar ou aperfeiçoar políticas de ambientalização e sustentabilidade nas instituições.

Na Udesc, a ação é coordenada pela professora Isabel Cristina da Cunha e conta com as participações dos professores Amauri Bogo, Mário Freitas e Ana Waley.

Espaços educadores sustentáveis

O tema de estudo do grupo constitui uma linha de investigação que está sendo proposta por pesquisadores da rede temática Rede de Ambientalização e Sustentabilidade na Educação Superior (Rases) a todas as universidades brasileiras, para que a educação ambiental assuma um papel transformador e a dimensão socioambiental seja inserida e articulada às diversas áreas do conhecimento.

Recentemente o grupo lançou o guia Ambientalização Curricular na Educação Superior: Praticar a teoria e teorizar a prática, que está disponível para toda a comunidade e serve para orientar as práticas das IES.

O material contém informações sobre fundamentação teórica com relação à ambientalização curricular, indicativos de ambientalização curricular e como diagnosticar indícios de ambientalização junto à comunidade universitária.

Segundo os pesquisadores, após a conclusão do estudo, os resultados serão apresentados à comunidade por meio de workshops e seminários.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h