Professores apresentaram resultados e debateram ações para
propor práticas sustentáveis no ensino superior - Foto: Div.
Representantes de oito universidades integrantes do projeto “Ambientalização e Sustentabilidade na Educação Superior: Subsídios às Políticas Institucionais em Santa Catarina” estiveram reunidos nesta sexta-feira, 12, no Laboratório de Informática do
Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis.
Durante o encontro, o grupo de pesquisadores apresentou os resultados e os documentos utilizados para verificar o estágio do processo de ambientalização e sustentabilidade de cada instituição nos dois anos de projeto. Segundo o grupo, serão realizados novos encontros com o mesmo objetivo.
Participaram da reunião os seguintes professores: Mara Lúcia Figueiredo, coordenadora geral do projeto e professora da Unifebe; Isabel Cristina da Cunha, da Udesc Cead e representante da instituição no projeto; Miriam da Conceição Martins, da Unesc; Fátima Elizabeti Marcomin, da Unisul; Ricardo Marcelo de Menezes, da Unoesc; Antonio Fernando Silveira Guerra, da Univali; Cheila da Silva dos Passos Carneiro, da Unidavi; e Lúcia Ceccato de Lima e Izabel de Andrade, da Uniplac.
Sobre o projeto
O projeto, que é resultado de um edital da
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), visa contribuir com as políticas de ambientalização e sustentabilidade, identificando indícios e elaborando estratégias que possam ser aplicadas em instituições de ensino superior.
Os resultados serão utilizados para propor ações práticas sustentáveis inovadoras e de responsabilidade socioambiental no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, que contribuam para criar, implementar, avaliar ou aperfeiçoar políticas de ambientalização e sustentabilidade nas instituições.
Na Udesc, a ação é coordenada pela professora Isabel Cristina da Cunha e conta com as participações dos professores Amauri Bogo, Mário Freitas e Ana Waley.
Espaços educadores sustentáveis
O tema de estudo do grupo constitui uma linha de investigação que está sendo proposta por pesquisadores da rede temática
Rede de Ambientalização e Sustentabilidade na Educação Superior (Rases) a todas as universidades brasileiras, para que a educação ambiental assuma um papel transformador e a dimensão socioambiental seja inserida e articulada às diversas áreas do conhecimento.
Recentemente o grupo lançou o guia
Ambientalização Curricular na Educação Superior: Praticar a teoria e teorizar a prática, que está disponível para toda a comunidade e serve para orientar as práticas das IES.
O material contém informações sobre fundamentação teórica com relação à ambientalização curricular, indicativos de ambientalização curricular e como diagnosticar indícios de ambientalização junto à comunidade universitária.
Segundo os pesquisadores, após a conclusão do estudo, os resultados serão apresentados à comunidade por meio de workshops e seminários.
Assessoria de Comunicação da Udesc
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