Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

05/04/2019-17h23

Placas solares são instaladas em prédio da Udesc na Capital com recursos da Celesc

Projeto trará redução de mais de 30% no consumo de energia na sede do Campus I - Foto: Divulgação
Nesta sexta-feira, 5, teve início a instalação de placas solares e demais equipamentos para geração de energia elétrica no teto do prédio da Reitoria e do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), na sede do Campus I, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis.

A obra faz parte de uma série de melhorias de eficiência energética viabilizadas com recursos financeiros de R$ 940 mil do Programa de Eficiência Energética das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc).

Executado pela empresa Quantum Engenharia, o projeto deve ser concluído até a próxima semana. Segundo o coordenador da Engenharia, Projetos e Obras da Udesc, Raimundo Nonato, o sistema entrará em funcionamento logo que a instalação for concluída. "Assim que a Celesc autorizar a ligação na rede, a universidade estará se beneficiando da energia produzida pelos equipamentos", afirma.

Além das placas solares, a iniciativa incluiu a substituição de 6,1 mil lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED em diversos prédios e instalações do Campus I. Concluída em fevereiro deste ano, a medida deve resultar em uma economia de até 50% dos valores dedicados ao custeio da iluminação nesses ambientes.

Redução de consumo e economia

Ao todo, a expectativa é que o projeto, após concluído, proporcione uma redução de mais de 30% no consumo de energia na sede do Campus I, com economia de até 567 Megawatt-hora.   

Os projetos de eficiência energética selecionados pela Celesc buscam promover o uso eficiente e racional de energia elétrica por meio da troca ou do melhoramento do desempenho de equipamentos e sistemas.

Na Udesc, as ações fazem parte do Projeto Carbono Zero, previsto no Plano de Gestão 2016-2020, liderado pelo reitor, Marcus Tomasi, e pelo vice-reitor, Leandro Zvirtes.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas com a Coordenadoria de Engenharia, Projetos e Obras (Cepo), vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), pelo telefone (48) 3664-8034.

Siga as novidades da universidade pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede, WhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ganhar conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Projeto trará redução de mais de 30% no consumo de energia na sede do Campus I
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h