Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

18/07/2016-10h43

Plano contra desastres baseado em tese de professor da Udesc Ibirama terá cem ações até 2020

O Plano de Gerenciamento da Gestão dos Riscos e de Desastres( Plagerd), que tem como modelo a tese de doutorado do professor Marino Luiz Eyerkaufer, do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), prevê a realização de mais de 100 projetos até 2020 com enfoque intersetorial e comunitário alguns deles com ações envolvendo crianças, adultos e organizações.

Após seis encontros e debates com a comunidade de Ibirama, o plano foi apresentado à população da cidade em outubro de 2015 e entregue ao prefeito Osvaldo Tadeu Beltramini em dezembro do mesmo ano para o início das ações em 2016.

Em fevereiro deste ano foram realizadas as primeiras reuniões coordenadas pelo professor Marino e com as presenças dos consultores Antônio Pinheiro e Aderbal Vicente Lapolli, da Agência de Assistência a Desastres dos Estados Unidos para a América Latina e Caribe (Ofda/Usaid), vereadores, professores e alunos da Udesc Ibirama e voluntários da defesa civil.

Segundo o professor da Udesc Ibirama, o Plagerd possibilitará o planejamento, a execução e o controle das ações dos processos de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação dos riscos e desastres no município, além de reduzir o improviso na gestão e eliminar o fator político sobre o gerenciamento e o planejamento na prevenção.

Escola Segura

De acordo Marino, uma das ações prioritárias para este ano e integrante do Plagerd será o lançamento em agosto na Escola Municipal Tancredo Neves, do programa Minha Escola Segura composto por ações voltadas para a infraestrura segura do estabelecimento de ensino, à preparação de defensores mirins e à incorporação aos temas de estudo a temática da gestão dos riscos e desastres.

O programa foi elaborado no primeiro semestre deste ano e sua estruturação foi baseada na recomendação das Organizações das Nações Unidas (ONU) para esse tipo de ação. A implantação terá o apoio das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, Corpo de Bombeiros Voluntários, Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil e Udesc Ibirama.

Marino acredita que em 2017, a partir desse projeto piloto, todas as escolas de Ibirama adotarão o programa Minha Escola Segura.

Comunicação

Outra ação será o lançamento neste semestre do projeto Comunicando Riscos e Desastres, que objetiva manter constante comunicação sobre as ações do Plagerd desde a prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. “A importância da comunicação horizontal e vertical não deve ser negligenciada pelos gestores públicos e agentes de proteção e defesa civil”, diz o professor Marino Luiz Eyerkaufer.

Outras ações previstas para este semestre serão um encontro com toda a imprensa da região, a criação de um Núcleo Comunitário da Proteção e Defesa Civil com o envolvimento de toda a comunidade de Ibirama, e a realização da Semana de Proteção e Defesa Civil com destaque para uma campanha de trânsito no município.

Leia mais:

25/02/2016 - 
Prefeitura de Ibirama começa a definir plano contra desastres baseado em tese de professor da Udesc

08/12/2015 - Professor da Udesc Ibirama entrega plano de gerenciamento de desastres ao prefeito do município

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935
galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h