Prévia do projeto do novo prédio da Udesc Esag. Fonte: divulgação
O Plenarinho da reitoria será liberado para uso do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) a partir do início de 2026. A medida permitirá que o centro tenha um alívio temporário nas restrições de espaço enfrentadas atualmente. O anúncio ocorreu na reunião de segunda-feira, 6, entre a direção-geral da Udesc Esag e a comunidade esaguiana com representantes da reitoria.
Além disso, a reitoria se comprometeu a lançar, em março de 2026, o edital para a construção de um novo prédio da Udesc Esag. O futuro edifício abrigará salas de professores, grupos de pesquisa e a pós-graduação, frente ao crescimento das atividades acadêmicas. Com isso, haverá uma reorganização do espaço físico: a graduação e suas atividades passarão a ocupar integralmente o prédio atual, otimizando o uso dos ambientes existentes.
Outro compromisso firmado foi a desocupação completa do prédio atualmente compartilhado com a reitoria até o final de 2026. A partir disso, a Udesc Esag poderá iniciar, já em 2027, as obras de reforma no prédio existente, o que deve ampliar e qualificar ainda mais a infraestrutura voltada ao ensino, pesquisa e extensão.
Novo prédio não pode ser ocupado por questões de segurança
O professor Alberto Lohmann, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, da Udesc Laguna, que integra a equipe da reitoria, comentou na reunião sobre a impossibilidade de ocupação do novo prédio (a antiga sede da Telesc, adquirida pela Udesc em 2019) frente aos problemas de instalação elétrica e manutenção. Ele reforçou que por questões de segurança, o novo espaço ainda não pode ser ocupado.
Durante as duas horas de reunião, a discussão se concentrou principalmente em torno do tema limitação do espaço físico da Udesc Esag. “Essa é uma necessidade muito grande. A gente não consegue crescer”, enfatizou o diretor-geral da Udesc Esag, professor Julibio Ardigo, ressaltando o desejo de conseguir transmitir à reitoria essa dor do centro.
“A Esag é uma das grandes vitrines da Udesc. Todos os centros sabem disso. Mas, nem sempre conseguimos atender a todas as demandas com a urgência necessária” comentou o pró-reitor de Pesquisa e Pós Graduação, Sérgio Henrique Pezzin, durante a reunião.
Núcleo de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Magali Moser
E-mail:
comunicacao.esag@udesc.br