Janine Soares defendeu dissertação na UFPR
nesta segunda - Fotos: Divulgação
A trajetória das políticas de ações afirmativas da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) foi tema da dissertação desenvolvida pela acadêmica
Janine Soares no Mestrado em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A banca de defesa ocorreu nesta segunda-feira, 16, e foi acompanhada de forma online por gestores e pesquisadores da Udesc.
Janine apresentou o estudo "Política de ingresso e permanência na Udesc: análise do processo de formulação e implementação de políticas e ações afirmativas na graduação (2008–2017)".
O estudo foi orientado pelo professor Paulo Vinícius Baptista da Silva, um dos precursores e superintendente na UFPR na área de políticas afirmativas, até seu falecimento, em outubro deste ano; e, posteriormente, pela professora Célia Ratisniak.
Neab e comissão
A pesquisadora tem um longo vínculo com a universidade catarinense: cursou Licenciatura em História pelo
Centro de Ciências Humanas da Educação (Faed), e atuou no
Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), nas ações de extensão Observatório da Educação das Relações Étnico-Raciais e Observatório de Políticas de Ações Afirmativas.
Os dois projetos de extensão são vinculados ao programa de extensão permanente
Memorial Antonieta de Barros, do Centro de Educação a Distância (Cead), que atua como braço extensionista do núcleo.
Janine também foi representante discente na Comissão de Ações Afirmativas de 2020 a 2023, da qual foi secretária; e bolsista voluntária e estagiária na Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE), na Reitoria, e na Direção de Extensão da Udesc Cead.
A banca de defesa desta segunda foi acompanhada pela diretora-geral da Udesc Cead, Vera Marques, pela coordenadora do Neab Udesc, Maria Helena Tomaz, pela diretora de Extensão, Cléia Demétrio Pereira, e pelo professor Alfredo Balduíno Santos.
Iniciação científica
Vera Marques conta que a trajetória de Janine como pesquisadora iniciou como bolsista de iniciação científica sob sua orientação.
Seu trabalho na época teve como foco e objeto de estudos as ações afirmativas na Udesc, e incluiu "uma profunda busca" em documentos e atas do Conselho Universitário (Consuni).
A pesquisa resultante, "Investigando o acesso e a permanência na graduação: um estudo comparativo de políticas e ações afirmativas direcionadas para a população negra, comunidades quilombolas e povos indígenas na Udesc e na Unifesspa (2009-2019)", foi premiada no 32º Seminário de Iniciação Científica (SIC), em 2022.
Confira o resumo expandido
"Hoje foi um dia especial para a pesquisa de ações afirmativas na Udesc. Janine nos contempla, em sua dissertação, com material riquíssimo, que nos permite retomar a produção de quase dez anos de AA na universidade catarinense", afirma Vera.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8454