Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/07/2015-20h10

Ponto turístico de Laguna terá parque municipal projetado por arquiteto que se formou na Udesc

Pedra do Frade fica entre duas praias, sobre costão com inclinação de quase 45 graus - Foto: Victor Fagundes
A Prefeitura de Laguna está preparando o processo de licitação da primeira etapa para implantação do Parque Municipal Pedra do Frade, que foi projetado pelo arquiteto urbanista Victor Cezar Fagundes no seu trabalho de conclusão de curso (TCC) no Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Essa etapa já foi aprovada pela Caixa Econômica Federal e terá recursos em torno de R$ 1,5 milhão, obtidos pela prefeitura no Ministério do Turismo por meio de emenda parlamentar do deputado federal Edinho Bez. 

Segundo Fagundes, a obra começará em agosto e deverá ficar pronta em seis meses, possibilitando a abertura do parque no primeiro semestre de 2016. Serão construídos o pórtico de entrada, um mirante, a passarela de acesso à pedra, mobiliários, o cabeamento subterrâneo e o bloco administrativo, tudo com estruturas de baixo impacto ambiental.

Já o investimento para a segunda fase de implantação do parque municipal está estimado em R$ 8,5 milhões, mas esses recursos ainda não foram captados.

Para essa fase posterior, haverá capela ecumênica, relógio solar, observatório de baleias, praças, circuito de caminhada, mais mobiliários, iluminação pública e estacionamento, além de restaurantes e lanchonete, que serão explorados por concessionárias durante o período definido em edital.



Potencial de desenvolvimento

A Pedra do Frade fica na área norte de Laguna, a oito quilômetros do Centro, em uma área de preservação permanente de 33 hectares localizada entre as praias do Gi e do Sol.

O rochedo ganhou esse nome devido à semelhança com o rosto de um padre franciscano. Com nove metros de altura e cinco de diâmetro, ele tem uma pedra menor no topo e está apoiado sobre três pontos de um costão rochoso com inclinação de quase 45 graus.

Ponto turístico do município, o local não apresenta meios que facilitem a acessibilidade. As três vias atuais são pela Praia do Gi, pela estrada da Praia do Sol, que tem projeto de pavimentação, e pela Avenida Cláudio Horn. 

"Com o projeto do parque, a área da Pedra do Frade tem tudo para se desenvolver muito", destaca Fagundes. A previsão de movimento é de até 150 pessoas por dia na alta temporada, sobretudo nos fins de semana, para a primeira etapa. Com a consolidação do parque, esse número poderá triplicar. 

Preservação do local

O prefeito de Laguna, Everaldo dos Santos, conheceu o projeto do parque na apresentação do TCC de Victor Fagundes. Convidado pelo então aluno, Santos se empolgou com a proposta e convidou depois o jovem profissional para trabalhar na prefeitura e atuar na implantação da estrutura.

Sobre seu trabalho, Fagundes explica que escolheu a Pedra do Frade por considerar o lugar mais bonito de Laguna, aonde gostava bastante de ir na época em que estudou na universidade estadual.

"Foi um trabalho bem dificultoso, com a preocupação de fazer algo exequível, ainda mais porque não encontrei parques entre duas praias em outros lugares do mundo", conta.

O modelo mais parecido, que serviu como referência, foi o do Freedom Park, localizado na cidade de Pretória, na África do Sul.

"Os pontos comuns entre meu projeto e esse parque são o estímulo ao passeio a pé, as áreas de contemplação e a utilização da vegetação nativa para composição do paisagismo, mas o material reaproveitado será diferente: lá usa-se sobretudo a pedra, enquanto aqui será a madeira", diz o egresso da Arquitetura e Urbanismo da Udesc Laguna.

Além disso, o parque ajudará muito na preservação da área, que não tem fiscalização e vem sofrendo problemas de degradação como lixo, trilhas em pontos impróprios e pichamentos.

"Só pessoas jovens frequentam o local hoje. Com a criação do parque, a gestão da área sairia da Secretaria do Patrimônio da União e ficaria inicialmente com a prefeitura, o que permitiria controlar o acesso à Pedra do Frade e dar mais segurança e e acessibilidade para os visitantes", ressalta.

Formação de qualidade

Natural de Sorocaba (SP), Fagundes ingressou no curso de Arquitetura e Urbanismo da Udesc Laguna em 2009, na terceira turma da graduação, e se formou no primeiro semestre de 2014. Orientado pelo professor Jader Afonso Savi Mondo, o arquiteto foi o primeiro acadêmico do curso que desenvolveu um trabalho de conclusão que está sendo executado no município.

Fagundes afirma que a graduação da universidade está muito bem preparada e equipada. "Mas quem faz o curso é o aluno", ressalva, esperando que mais estudantes desenvolvam propostas para Laguna nos TCCs. "Os professores são bem capacitados e solícitos", salienta.

Leia mais:

16/06/2015 - Projeto de acadêmica de Arquitetura e Urbanismo da Udesc Laguna ganha prêmio internacional

12/11/2013 - Trabalho de egressa de Arquitetura e Urbanismo da Udesc Laguna ganha menção honrosa em concurso

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
  • Imagem 9
  • Imagem 10
  • Imagem 11
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h