Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

29/06/2015-19h02

Prevenção do câncer de mama é assunto em seminário de biotecnologia na Udesc Lages

Pesquisadora norte-americana falou sobre o ácido que pode impedir o câncer - Foto: Silvia Cristina
O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, encerrou na sexta-feira, 26, o seminário Biotecnologia e Inovação. O evento, promovido em parceria com o Orion Parque Tecnológico, abordou diversos temas, entre eles, a prevenção do câncer de mama.

A professora da Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos, Patricia Masso-Welch, apresentou um estudo sobre o efeito dos componentes do leite na prevenção da doença. Segundo ela, o Ácido Linoleico Conjugado (CLA), naturalmente encontrado em alimentos derivados do leite, pode impedir o desenvolvimento de células cancerosas. "O componente é uma espécie de gordura antioxidante. A prevenção com CLA é bastante efetiva, porém, necessita de consultas periódicas e de abordagens muito cuidadosas”.

Além da apresentação da pesquisadora, o seminário teve outras dez palestras com temas ligados à biotecnologia. De acordo com o coordenador do evento, Adil Vaz, a intenção é estimular a divulgação de pesquisas. "As experiências de cada pesquisador podem trazer diversos benefícios para universidade, para as instituições e para a comunidade”.

A abertura do seminário ocorreu na quinta-feira, 25, e contou com a presença do vice-reitor da Udesc, Marcus Tomasi, e o diretor-geral da Udesc Lages, João Fert Neto. "Este evento marca a integração entre as instituições que buscam aprimorar as tecnologias, estimular o conhecimento e aplicá-lo no desenvolvimento da região", disse Fert.

O encontro reuniu estudantes de pós-graduação, professores, pesquisadores e empreendedores de diversas instituições. Para o vice-reitor, "universidades e instituições precisam estar integradas na busca do desenvolvimento científico e tecnológico, gerando benefícios para a sociedade", disse Tomasi.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 2101-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h