Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

16/04/2015-17h51

Primeiro Encontro de Conservação do Solo da Udesc Lages reúne mais de 300 participantes

Evento reuniu alunos, professores e profissionais - Foto: Camila Constantini/Ascom Udesc

O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, promoveu nesta quarta-feira, 15, o 1º Encontro de Conservação do Solo. O evento, organizado pelo Departamento de Solos e Recursos Naturais da Udesc Lages, Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo e o Programa de Extensão Universitária Solo na Escola / UDESC, contou com mais de 300 participantes, que lotaram o Anfiteatro Caverna.

Voltado para estudantes de graduação e pós-graduação, professores e profissionais da área, o encontro contou com palestras e apresentações de pesquisas, além de marcar o Dia Nacional de Conservação do Solo. "Precisamos chamar a atenção das pessoas e mostrar que o solo é um recurso natural não renovável", comenta o professor Fabrício Tondello.

Produção aliada à preservação foi uma das preocupações discutidas durante o evento. O doutorando Romeu Werner apresentou uma pesquisa sobre o sistema de manejo de campo nativo da Serra Catarinense. "Precisamos de práticas viáveis de manejo para manter a atividade pecuária com produtividade", diz ele.

Os efeitos do escoamento de dejetos líquidos de suíno foram apresentados pela doutoranda Danielli Schneiders. Santa Catarina é o estado que mais concentra suínos e os desejos são depositados no solo como alternativa de tratamento. "A grande concentração desses dejetos provoca aquecimento e falta de água no solo, o que é prejudicial", explica ela.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 2101-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h