Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

07/03/2013-10h20

Professor da Udesc é o primeiro surdo do Brasil a alcançar título de doutor em Linguística

 
Schmitt está na Udesc desde 2005 - Foto: Divulg.
O professor Deonísio Schmitt, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), é o primeiro surdo do Brasil a alcançar o título de doutor em Linguística.

Ele defendeu a tese na última quinta-feira, 28, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com o título "História da língua de sinais em SC: contextos socio-históricos e sociolinguísticos de surdos de 1946 a 2010". “Estou muito feliz pela conquista”, diz, resultado, segundo ele, de muito esforço, desafio e superação.

Schmitt é da primeira turma do curso de Pedagogia para surdos na América Latina, criada em 2001 pelo Centro de Educação a Distância (Cead), da Udesc.

Ele conta que enfrentou muitas barreiras para estudar desde o ensino fundamental devido às dificuldades de aprendizagem da língua portuguesa por falta de intérprete em sala de aula. “Fui incluído numa turma de alunos ouvintes e só consegui adquirir conhecimento através da leitura labial”, afirma.

Com o tempo, Schmitt descobriu que não havia pesquisa em Santa Catarina sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) na área de Linguística, mas, com bastante dedicação e apoio da família, conseguiu reunir dados que serviram de base para a dissertação de mestrado, na qual procurou contextualizar a trajetória e a educação de surdos no Estado, e a tese de doutorado.

Currículo

Deonísio Schmitt é natural de Florianópolis, tem 36 anos, é casado e pai de dois filhos. Em casa, somente ele é surdo. Na família, porém, possui três primos surdos. 

O docente da Udesc tem duas especializações: uma em prática interdisciplinar, em educação infantil e séries iniciais, e outra sobre educação de surdos – aspectos culturais, políticos e educacionais.

Também é co-autor do Caderno Pedagógico de Língua Brasileira de Sinais para educação a distância da Udesc e do Caderno Introdução à Língua Brasileira de Sinais na modalidade a distância da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

Além disso, é professor de Libras para crianças, jovens, adultos surdos e ouvinte. Militante, foi membro da diretoria do escritório regional da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis) no período de 2003 a 2007 e sócio da Sociedade de Surdos de São José.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Fone: (48) 3321-8142
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h