Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

10/09/2021-13h57

Professor da Udesc Cead faz workshop de educomunicação em evento europeu

Rafael Gué Martini mostrará como arte audiovisual pode trabalhar com múltiplas linguagens - Foto: Div.
O professor Rafael Gué Martini, do Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizará neste sábado, 11, às 9h, o workshop "Educomunicação: criação, representação e arte", que faz parte da Semana da Europa Digital.

Gué Martini atua nas áreas de Educação e Comunicação e integra o quadro do Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde, oferecido pela Udesc em Chapecó. Além disso, é coordenador do Laboratório de Educação Linguagem e Arte (Lela).

Além do professor, participarão como convidados o cineasta indígena Takumã Kuiukiro e a artista e animadora Jamile Coelho.

Segundo Gué Martini, o workshop tem como objetivo mostrar que a arte audiovisual pode trabalhar com múltiplas linguagens (trilha sonora, storyboard, roteiro, imagens de arquivo, fotonovela etc), pensando sempre em uma perspectiva áudio-scripto-visual.

Serão abordadas as possibilidades da linguagem audiovisual na educação escolar; a representatividade multicultural; a arte como direito de expressão; e a necessidade de vínculo com a localidade.

O workshop faz parte da formação "Educação Midiática e o Combate à Desinformação – O papel da Arte", que iniciou em 1º de setembro e irá até 2 de outubro, dentro da Semana da Europa Digital. Os cerca de 30 participantes, selecionados pela organização do evento, assistirão a cinco workshops de qiauatro horas e realizarão um laboratório de produções individuais, com as reflexões geradas pela formação.

A capacitação é voltada a professores de arte da educação básica de escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio do Distrito Federal e artistas locais que comprovaram ter iniciativas de formação voltadas a crianças e adolescentes, além de haver vagas extras a comunicadores e educadores de quaisquer disciplinas que tenham interesse em trabalhar com o tema.

Sobre o evento

A Semana da Europa Digital é uma oportunidade para mergulhar no vasto mundo europeu e sua diversidade, sem sair do Brasil. Na sua 17ª edição, foi dividida em duas partes: a formação, fechada ao público selecionado; e um seminário internacional, que ocorrerá em 21 e 22 de setembro, das 9h às 13h, aberto ao grande público. Confira a programação completa

Mais informações

Mais informações sobre o workshop podem ser encotradas no site da Semana da Europa Digital.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Rafael é especializado da área de Educação e Comunicação na Udesc.
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h