Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/05/2021-10h53

Professor da Udesc Cefid participa de live na segunda sobre pesquisa na Alemanha

Docentes abordarão experiências no país europeu - Arte: Div.
Na próxima segunda-feira, 31, às 19h30, o professor Fabrizio Caputo, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), participa da live "Brasil e Alemanha: sua excelência, a pesquisa", com tema "Ciências da Vida". O evento será transmitido pela plataforma Zoom. Acesse o link de inscrição.

No encontro virtual, Caputo ministrará palestra sobre os determinantes do rendimento e treinamento esportivo.  

A outra palestra da live será ministrada pela professora Fabiola Mara Ribeiro, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que abordará o tema "Receptores de glutamato e doenças neurodegenerativas".

O evento terá mediação da professora Sueli de Oliveira Silva Lautenschlager, da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Este será o terceiro e último encontro da série “Brasil e Alemanha: sua excelência, a pesquisa”, promovida pelo Clube Humboldt, organização criada por ex-bolsistas da Fundação Alexandre Von Humboldt, que é uma agência de fomento à pesquisa do governo alemão.

A primeira live teve como foco a área de pesquisa de Ciências Humanas e a segunda sobre Ciências Exatas e Engenharias.

Sobre os pesquisadores

Fabrizio possui graduação em Bacharelado em Educação Física, com mestrado em Ciências da Motricidade e doutorado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente, é professor titular da Udesc Cefid, onde coordena o Laboratório de Pesquisas em Desempenho. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase na área de Biodinâmica do Rendimento e Treinamento Esportivo. Participou do Programa Bolsas para Pesquisa - Capes/Humboldt para desenvolvimento de estudos entre colaboradores brasileiros e alemães.

Fabiola possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Ouro Preto, com mestrado em Bioquímica e Imunologia e doutorado em Bioquímica pela UFMG. Fez pós-doutorado pela Universidade de Western Ontario, no Canadá. É professora adjunta do Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG. Tem experiência na área de Bioquímica e Neurofarmacologia Celular e Molecular.

Mais informações podem ser obtidas no site, no Instagram e no Facebook do Clube Humboldt.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Docentes abordarão experiências no país europeu
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h