Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/11/2017-14h16

Professor da Udesc é o novo coordenador-adjunto de fórum federal da área da saúde

Marino Tessari tomou posse em Brasília - Foto: Divulg.
O professor Marino Tessari, do Departamento de Educação Física do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), assumiu o cargo de coordenador-adjunto no Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS) para um mandato de dois anos.

Conselheiro federal e representante de Educação Física no fórum, Tessari foi eleito pelo plenário e empossado no fim de outubro, em cerimônia realizada na sede do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em Brasília. 

Como coordenador-adjunto, o professor terá entre, suas funções, substituir a coordenadora, Ivone Martini de Oliveira, quando necessário; secretariar as reuniões e eventos do fórum; elaborar atas; guardar documentos; e organizar o arquivo histórico do fórum.

“Para a Udesc, para o Cefid e para a área de Educação Física, é muito importante termos representação em um órgão nacional. Nós temos a possibilidade de participar do planejamento e de decisões na área da saúde, em especial na Educação Física, e fortalecer a profissão pelos próximos dois anos", destaca Tessari.

O fórum é formado pelos seguintes setores: plenário, coordenação, coordenação-adjunta, comissão técnica de assessoramento e comissões especiais e grupos de trabalho. Atualmente, a coordenação está construindo o plano de gestão para os próximos dois anos.

Mais de 40 anos na universidade

Natural de Ipoméia (SC), Marino Tessari iniciou na Udesc Cefid como aluno da graduação em Educação Física, em 1974, e, três anos mais tarde, como professor. Na unidade, foi diretor-geral entre 1990 e 1993 e chefe do Departamento de Educação Física de 2007 a 2010.

Também atuou como conselheiro do Conselho Estadual de Desportos de Santa Catarina e presidiu o Conselho Regional de Educação Física (Cref3/SC). Atualmente, integra o Conselho Federal de Educação Física (Confef) e é membro suplente da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional e Saúde.

Debates e soluções para setor

O Fórum dos Conselhos Federais da Área de Saúde é uma organização criada para discutir e apontar soluções sobre assuntos de interesse de profissões do segmento no Brasil.

São 14 as áreas com representantes no fórum: Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Psicologia, Odontologia, Serviço Social e Radiologia.

O órgão tem, entre seus objetivos, reunir os presidentes e promover a união dos conselhos federais da área da saúde em defesa dos objetivos comuns das profissões e representar os conselhos junto aos poderes, além de organizar e promover eventos de interesse.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h