Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

26/08/2019-16h10

Professor da Udesc Esag busca recursos privados para lançar livros infantis sobre empreendedorismo

O professor Eduardo Jara com um dos livros de sua coleção. Aval da Lei Rouanet foi concedido para captação de recursos e impressão de três títulos  - foto: Thiago Andrade
A coleção de livros infanto-juvenis Aventuras Empreendedoras, criada pelo professor Eduardo Jara, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), recebeu aval da Lei Rouanet para captar recursos privados e imprimir três livros. A ideia é levar conhecimentos de empreendedorismo e inovação a crianças, cultivando desde a juventude os valores de ética, liderança e realização de planos. 

A portaria publicada no Diário Oficial da União em 20 de agosto estabelece um limite de recursos que podem ser captados por meio de doações de empresas e pessoas, que poderão abater 100% dos recursos doados no imposto de renda. Foi aprovada a captação de R$ 67,3 mil.

O projeto é ligado ao programa de extensão Esag Kids, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), coordenado pelo professor Jara.  Os três títulos a serem impressos (Liderança para crianças, Educação fiscal para crianças e Inovação para crianças) serão doados para escolas públicas de ensino fundamental, para que sejam usados como material paradidático.

Os livros também serão destinados à Feirinha de Inovação e Empreendedorismo Mirim, projeto de extensão do Esag Kids que promove oficinas gratuitas para crianças sobre programação, planejamento, educação fiscal, liderança, ética e economia de maneira lúdica e criativa.

Coleção do empreendedorismo

Os livros têm autoria de Eduardo Jara e contam com as ilustrações de Rodrigo Scheffer, que foi contratado para a tarefa com apoio da Fundação Esag (Fesag) – instituição privada sem fins lucrativos que oferece apoio a projetos de ensino da Udesc, em especial a Udesc Esag.

A coleção conta as aventuras de Luma e seu cachorro Spin e terá 16 títulos no total, um para cada letra da palavra “empreendedorismo”. Cada livro abordará um tema diferente, como empreendedorismo social e ambiental, inovação e ética, envolvendo diversos personagens históricos e grandes cientistas. O primeiro já foi lançado, com apoio do Sebrae-SC e os próximos três deverão ser produzidos com os recursos a serem captados. 

Doutorado

O professor Jara também é doutorando Administração na Udesc Esag e os livros também têm ligação com sua tese, que trata sobre cientificidade lúdica. A pesquisa, de título “Desafios, oportunidades e práticas do ensino de empreendedorismo para crianças: a metodologia Esag Kids”, é orientada pela professora Martha Kaschny Borges.

Mais informações

Saiba mais sobre a coleção Aventuras Empreendedoras no site aebook.com.br.
Para contribuir com a produção dos livros, entre em contato com o autor pelo e-mail eduardo.jara@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Luiza Pereira*
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281

*estagiária supervisionada pelo jornalista Carlito Costa

galeria de downloads
galeria de imagens
  • O professor Eduardo Jara com um dos livros de sua coleção. Aval da Lei Rouanet foi concedido para captação de recursos e impressão de três títulos
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h