Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/04/2020-13h16

Professor da Udesc Esag explica em vídeo como lidar com as fake news

O professor de administração pública Daniel Pinheiro, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), gravou um vídeo ensinando a reconhecer e explicando como lidar com as fake news que recebemos todos os dias, principalmente por whatsapp, em meio à pandemia.

O vídeo faz parte de uma iniciativa da Udesc Esag para levar conteúdos que ajudem pessoas e organizações a passar pela crise de forma mais segura. Os conteúdos, que incluem também notícias e ferramentas de dados sobre a pandemia atualizados em tempo real, estão reunidos no Canal Esag para a Comunidade, em udesc.br/esag/comunidade.



Pinheiro é coordenador do programa de extensão Educação e Cultura Política e pesquisador do Núcleo de Inovações Sociais na Esfera Pública (Nisp) da Udesc Esag, onde se dedica a estudar o tema. Para o professor e pesquisador, a responsabilidade sobre as notícias falsas é também de quem as espalha, tanto quanto quem produz.

No vídeo de pouco mais de 10 minutos, Pinheiro dá dicas de como verificar notícias falsas e lista alguns cuidados que as pessoas devem ter antes de repassar uma informação recebida, mesmo que enviada por um conhecido em que se confia. Na maioria dos casos, a veracidade pode ser facilmente checada.

Pinheiro argumenta ainda que as pessoas devem ter a responsabilidade de ponderar se o compartilhamento é justificável, ainda mais em meio a uma crise. “A intenção é fazer bem ou mal às pessoas?” é uma pergunta que deve ser levada em conta.

Informação para superar a crise

O Canal Esag para a Comunidade também já publicou vídeos sobre como superar a angústia do isolamento, como cuidar das finanças pessoais durante a pandemia e dicas para pequenas empresas atravessarem bem a crise. A página também traz notícias, dados sobre a evolução da epidemia uma seleção de links de cursos on-line recomendados para o período de quarentena.

Acese o Canal Esag para a Comunidade em:
udesc.br/esag/comunidade


Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h