Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

14/07/2016-14h09

Professor da Udesc Lages lança segundo livro sobre Química do Solo e Disponibilidade de Nutrientes

Segunda edição do livro possui 265 páginas, organizadas em oito capítulos - Foto: Divulgação
O professor Paulo Roberto Ernani, do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, acaba de lançar a segunda edição do livro Química do Solo e Disponibilidade de Nutrientes.

A edição foi atualizada e ampliada em relação à primeira e está organizada em oito capítulos. Em 265 páginas, o livro aborda de forma simples conceitos de química do solo, relacionando-os, sempre que possível, com a disponibilidade de nutrientes às plantas em solos com predomínio de cargas elétricas variáveis.

A maior parte dos dados usados para exemplificar as reações e os fenômenos abordados é originária de experimentos realizados nos solos da região Sul do Brasil, especialmente nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

De acordo com o professor, o livro foi escrito com o propósito principal de atender as necessidades de estudantes de graduação em Agronomia e áreas afins. "Alguns tópicos, entretanto, foram abordados com mais detalhes, com o objetivo de auxiliar estudantes iniciais de pós-graduação em Ciência do Solo".

Ernani é professor da Udesc Lages desde 1981, onde leciona as disciplinas de Química do Solo e Fertilidade do Solo, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Foi duas vezes chefe do Departamento de Solos e duas vezes coordenador do curso de Agronomia. É consultor de várias revistas científicas nacionais e internacionais, e de vários institutos estaduais e federais de fomento à pesquisa científica, além de editor assistente da Revista Brasileira de Ciência do Solo.

Informações sobre a aquisição do livro Química do Solo e Disponibilidade de Nutrientes podem ser obtidas diretamente com o professor, pelo e-mail paulorobertoernani@gmail.com.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h