Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

27/10/2021-16h24

Professor da Udesc Lages vence prêmio estadual com pesquisa sobre conservação da araucária

Newton da Costa ficou em primeiro lugar, com estudo sobre conservação da araucária - Foto: Divulgação
O professor colaborador Newton Clóvis Freitas da Costa, do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, foi um dos vencedores do 3º Prêmio de Valorização da Biodiversidade de Santa Catarina, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc).

A premiação foi entregue na última segunda-feira, 25, no auditório da Fapesc, em Florianópolis. Pelo feito, o Reitor da Udesc, Dilmar Baretta, também recebeu em seu gabinete um certificado, entregue pelo diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapesc, Amauri Bogo, e da gerente de Tecnologia e Inovação, Gabriela Botelho Magner, ambos docentes da universidade.

Costa foi o vencedor da categoria Roberto Miguel Klein - Classe Professor ou Pesquisador, que destaca trabalhos que envolvem a ecologia e a biodiversidade de plantas nativas do Estado. O pesquisador concorreu ao prêmio com a publicação "Spatiotemporal variation in mating system and genetic diversity of Araucaria angustifolia: Implications for conservation and seed collection".

O trabalho aborda as temáticas de genética e ecologia da Araucaria angustifolia, espécie conífera nativa e ameaçada. A publicação destaca pontos importantes da variação espaço-temporal nos estudos do sistema reprodutivo, diversidade e divergência genética entre populações, coortes e anos da espécie, visando a conservação por meio da coleta adequada de sementes.

O estudo foi desenvolvido no Núcleo de Pesquisas em Florestas Tropicais (NPFT), sediado na Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), e teve a participação de pesquisadores da Udesc Lages e da Ufsc. Costa é docente colaborador do Departamento de Agronomia da udesc Lages.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Jornalista Tatiane Rosa Machado da Silva
E-mail: tatiane.silva@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h