Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

20/10/2016-11h38

Professor da Udesc Oeste faz palestra em encontro sobre fertilidade e biologia do solo em Goiás

O professor Dilmar Baretta, do curso de Zootecnia do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), proferiu palestra sobre fauna edáfica em sistemas de uso e manejo do solo no bioma Mata Atlântica durante a Fertbio, um dos principais eventos em fertilidade e biologia do solo da América Latina, que termina nesta quinta-feira, 20, em Goiânia.

A Fertbio é um encontro realizado a cada dois anos pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) e congrega pesquisadores das áreas de fertilidade e biologia do solo de todo o País, em parceria com instituições de ensino e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Segundo o professor da Udesc Oeste, o tema da palestra tem despertado cada vez mais a atenção dos pesquisadores da área de Ciência do Solo devido à necessidade de novos conhecimentos sobre biodiversidade edáfica (animais que dependem diretamente do solo, como minhocas e besouros) e da demanda por indicadores sensíveis para avaliação da qualidade do solo.

"A palestra destacou quais são as variáveis ambientais – física e química do solo – que mais explicam as modificações na biodiversidade do solo envolvendo floresta nativa, reflorestamentos, pastagens, integração lavoura-pecuária e plantio direto, incluindo os estudos feitos em Santa Catarina", disse Baretta.

Na palestra, o professor divulgou informações sobre a fauna edáfica com base em estudos feitos na Udesc Oeste e por equipes multidisciplinares, envolvendo pesquisadores e especialistas que atuam na Mata Atlântica, com foco na diversidade edáfica em sistemas de uso do solo.

Barreta falou também sobre metodologias padronizadas e informações inéditas do projeto temático Sisbiota, que é coordenado pelo professor em SC e reúne pesquisadores de Portugal, Estados Unidos e França.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935
galeria de downloads
galeria de imagens
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h