Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

11/06/2015-10h09

Professor da Udesc Oeste profere palestra no 6º Seminário de Plantio Direto na Palha nesta quinta

O professor de Zootecnia Dilmar Baretta, do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Chapecó, fará palestra nesta quinta-feira, 11, às 13h30, sobre a importância da biota (biologia do solo) para o manejo correto do solo em áreas de plantio direto, no 6º Seminário Estadual de Plantio Direto na Palha, em Xanxerê.

A conferência do professor do Laboratório de Solos da Udesc Oeste tem, como base, uma pesquisa que desenvolve sobre o manejo correto do solo com recursos da universidade, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação Agrisus – Agricultura Sustentável.

Durante o seminário, que termina nesta sexta-feira, 12, no anfiteatro da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) em Xanxerê, serão apresentados, às 19h30, dois trabalhos científicos de alunos de Zootecnia e de Baretta, selecionados entre os dez melhores.

Uma das pesquisas, elaborada pelo professor com apoio da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), aborda os atributos físicos em sistemas de manejo conservacionista nos solos do Oeste e do Meio-Oeste de Santa Catarina.

O outro estudo, dos estudantes Manuela Testa, Rafael Baggio e Édipo Rocha, com a colaboração de Baretta e pesquisadores da Epagri, fala sobre a abundância de minhocas em áreas sob plantio direto no Meio-Oeste do Estado.

O seminário tem, como tema central, o "Sistema Direto: 30 anos de desafios e inovações tecnológicas no Oeste de Santa Catarina". O objetivo do evento é comemorar os 30 anos do 1º Seminário Estadual do Plantio Direto, realizado em 1985, em Xanxerê.

Destacado docente

Em carta encaminhada ao chefe do Departamento de Zootecnia da Udesc Oeste, Julcemar Dias Kessler, na qual solicita a presença de Dilmar Baretta como palestrante, o secretário do seminário, o agrônomo Leandro do Prado Wilder, lembra que um dos temas selecionados para debate foi a importância da biota para o manejo do solo.

Wilder ressalta, na sequência da carta, que o profissional habilitado para abordar esse assunto é o professor Baretta, "destacado docente desta instituição de ensino superior".

Leia mais:

09/06/2015 - Mestrado em Zootecnia da Udesc Oeste encerra inscrições na sexta para até sete vagas

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h