Jaime Antonio de Almeida é autor de capítulo sobre os
solos do Pampa Gaúcho - Foto: Christian Muniz
O professor Jaime Antonio de Almeida, do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, é um dos autores de uma série de livros de referência internacional sobre os diferentes solos brasileiros, publicada em abril.
A obra, intitulada "
The Soils of Brazil" (Os Solos do Brasil), faz parte da série "
World Soils Book Series" (Série de Livros Solos do Mundo), da
Springer Nature, uma editora acadêmica germano-britânica, pioneira no campo da pesquisa aberta. A edição conta com inúmeros autores de diferentes regiões do Brasil e totaliza 488 páginas escritas em inglês, divididas em 18 capítulos.
O capítulo escrito por Almeida tem como título "
Soils of Pampa Gaúcho, the Mixed Prairies of Southern Brazil" e aborda os solos do Pampa Gaúcho e as pradarias mistas do Sul do Brasil. O foco do trabalho é o ambiente, as modificações do clima e as atividades humana e econômica da região gaúcha.
"Eu já havia participado de algumas obras sobre o solo da região gaúcha, então me convidaram pra escrever este capítulo", conta o professor, que integra o Departamento de Solos e Recursos Naturais da Udesc Lages e é autor de outras obras relacionadas ao tema.
No capítulo, Jaime aborda a importância de conhecer as características e fragilidades desses ambientes. Os pampas são caracterizados por áreas abrangentes de solos férteis e outras, com deficiência de nutrientes que, segundo o professor, são resultado de um processo de arenização, no qual a má utilização do solo prejudica as plantas nativas existentes, tornando essas áreas de difícil para recuperação. "Temos que conhecer a região para traçar estratégias dos usos mais adequados para os tipos de solos que ocorrem lá", explica ele.
Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130