Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

12/09/2018-13h24

Professor da Udesc recebe comenda de mérito desportivo do Conselho Estadual de Esporte

Professor Paulo Xavier, da Udesc Cefid, recebeu título de Comendador do Esporte Catarinense - Fotos: Div.
O professor Paulo Henrique Xavier de Souza, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foi homenageado com a comenda do mérito desportivo, homenagem dedicada pelo Conselho Estadual de Esporte (CED/SC) a pessoas que contribuíram nacional e internacionalmente para o desenvolvimento do esporte catarinense.

A solenidade de entrega do título de Comendador do Esporte Catarinense ocorreu na noite da última segunda-feira, 10, durante a realização dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), em Caçador.

O professor dedicou a comenda à Udesc: "Gostaria de compartilhar minha alegria e honra com todos da universidade por ter recebido esta homenagem. Afinal, já são 35 anos, desde o início como estudante, depois professor e gestor, que muito contribuíram para que eu fosse homenageado".

Escolha por votação

Os contemplados pela homenagem do CED/SC, entregue anualmente desde 1994, são escolhidos em votação entre os conselheiros – a deste ano ocorreu em 4 de julho.

Ao todo, a comenda foi entregue a oito pessoas físicas e jurídicas. Além do professor Paulo Henrique, receberam a homenagem a enxadrista Regina Ribeiro, o gestor de paradesporto João Cascaes, o técnico de atletismo Carlos Morastoni e o ex-presidente da Federação Catarinense de Surfe Alexandre Fontes.

Para a homenagem in memoriam, instituída em 2016, foi escolhido o ex-técnico de handebol Raylander Alves Righi. Já a comenda institucional, criada em 2000, contempla duas categorias: como entidade esportiva, foi escolhida a Federação Catarinense de Atletismo (FCA), que completa neste ano quatro décadas de fundação; e o Complexo Costão do Santinho recebeu a comenda de empresas que prestam apoio continuado ao esporte.

Sobre o professor

Paulo Henrique Xavier de Souza tem graduação em Educação Física (licenciatura), Especialização em Educação Física Aplicada a Deficientes e Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Udesc Cefid.

Na universidade, atua como docente e coordena o programa de extensão Basquetebol Para Todos. Desempenhou diversos cargos administrativos na Udesc, incluindo o de pró-reitor comunitário da universidade e o de diretor-geral da Udesc Cefid por oito anos, e em outras organizações.

Também foi dirigente esportivo e atleta, atuando em seleções catarinenses de basquetebol e integrando delegações em competições estaduais, nacionais e internacionais.

Acompanhe as novidades pelo Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e YouTube. Se você é estudante da Udesc, acesse office.udesc.br para ter gratuitamente conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Professor Paulo Xavier, da Udesc Cefid, recebeu título de Comendador do Esporte Catarinense
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h