Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

07/12/2022-18h50

Professor da Udesc será editor de revista sobre história da educação em francês

Periódico é mum dos três principais do País na área de História da Educação - Imagem: Reprodução
O professor Norberto Dallabrida, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foi indicado ao cargo de editor adjunto de língua francesa da revista Cadernos de História da Educação, um dos três principais periódicos da área no País.

Docente de História da Educação no curso de Pedagogia a distância, do Centro de Educação a Distância (Cead), e também do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), Dallabrida foi indicado à vaga junto com o professor Laurent Gutierrez, da Universidade Paris Nanterre.

Publicada pela Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (Asphe), a revista tem como finalidade disseminar conhecimentos relacionados à área de História e Historiografia da Educação. As edições podem ser conferidas no site e no portal Educ@.

Edição deste ano

A publicação lançou neste ano o volume 21 dos Cadernos de História da Educação, que tem quatro dossiês temáticos, sendo dois deles organizados por docentes da Udesc:

  • “Museus Pedagógicos: diálogos ibero-americanos”, organizado por Vera Lucia Gaspar da Silva;
  • “A pedagogia personalizada e comunitária no espaço ibero-americano (1950-1970)”, organizado por Norberto Dallabrida e Laurent Gutierrez.

A edição inclui 65 artigos, de mais de cem autores, dentre eles 85 brasileiros, com vínculo a 48 instituições diferentes. Do exterior, são 24 autores, de 15 instituições, localizadas em 10 países: Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, México, Portugal e Uruguai.

Além dos editores associados para língua francesa, foram indicados novos editores para os idiomas português (não brasileiro), inglês, espanhol e italiano. 

Sobre o professor

Norberto é pesquisador e professor de História da Educação no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação na Udesc, líder do grupo de pesquisa "Culturas Escolares, História e Tempo Presente".

Possui graduação em História, graduação em Pedagogia e mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (Usp).

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: renovação Ensino Secundário em Santa Catarina na segunda metade do século X, Grupo Escolar em Santa Catarina, Movimento da Escola Nova e Historiografia da Educação.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail norberto.dallabrida@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Periódico é mum dos três principais do País na área de História da Educação
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h