Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/11/2022-18h34

Professor Germano Güttler da Udesc recebe a maior honraria do Legislativo Lageano

Professor Germano Güttler (à direita) - Foto: Bruno Heiderscheidt de Oliveira/Câmara de Lages
O professor Germano Güttler, do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, recebeu, na última quarta-feira, 23, a medalha "Embaixador Licurgo Costa", da Câmara de Vereadores.

A honraria premiou 12 representantes da sociedade lageana, com reconhecimento local em diversas áreas de atuação. A solenidade também marcou os 256 anos de fundação do município, completados em 22 de novembro. Güttler foi destaque na Área de Meio Ambiente.

Instituída na Câmara de Lages em 2002, a medalha reverencia a memória do embaixador, advogado, escritor e jornalista lageano Licurgo Ramos da Costa e não era concedida há 17 anos. "O principal sentimento é de gratidão com todos, especialmente com a Udesc", afirma Güttler.

O professor integra o Departamento de Agronomia da Udesc Lages e coordena o projeto Lixo Orgânico Zero em Lages, trabalho baseado em um projeto de extensão, iniciado na universidade em 2013, envolvendo, escolas públicas, residências e instituições, em torno da mini compostagem dos resíduos orgânicos.

Segundo Güttler, a Câmara de Vereadores é uma grande apoiadora do projeto. "Eles também fazem parte desse mérito", diz o professor. "O nosso trabalho tem muitas parcerias. Se eu fosse citar todos, seriam centenas de pessoas que contribuíram nessa caminhada em defesa do meio ambiente, ao longo desses dez anos ", conclui. 

Lixo Orgânico Zero 

O Lixo Orgânico Zero em Lages tem a adesão de mais de 80 instituições do município, dentre escolas, empresas e organizações como o Presídio Regional. Em 2019, foi adotado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), com a instalação de uma composteira na laje do Palácio Barriga Verde, em Florianópolis.

No mesmo ano, foi destaque em um evento internacional em Cascais, em Portugal, durante o "We Are - Zero Waste Youth Global Meeting", encontro internacional da Juventude Lixo Zero, para fomentar a consciência do desperdício zero. Em 2020, foi apresentado para 20 prefeituras do Extremo Oeste Catarinense. 

Projeto coleciona prêmios e participações

Em 2018, o projeto de extensão se tornou público, através da parceria com a Prefeitura de Lages, e foi contemplado com quase R$ 1 milhão em um edital do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA), do Ministério do Meio Ambiente, para incentivar a reciclagem do lixo orgânico no município.

Em 2019, recebeu o Prêmio Lixo Zero, na categoria "Conscientização e Educação", e também foi convidado para ser apresentado no "We Are -Zero Waste Youth Global Meeting", encontro internacional da Juventude Lixo Zero, em Cascais, em Portugal. Em 2016, ainda como projeto de extensão, foi finalista do prêmio "Engie Innovation Trophies", realizado em Paris, na França.

Em 2020, foi um dos vencedores do Prêmio Lixo Zero 2020, do Instituto Lixo Zero Brasil, com a primeira colocação na categoria Compostagem, pelo desenvolvimento do "vaso compostor". A iniciativa permite que as pessoas reciclem, em casa, o próprio lixo orgânico, usando garrafas pet de 5 litros.

Também em 2020, o MLC ganhou destaque na revista norte-americana BioCycle, autoridade mundial em reciclagem de orgânicos. A publicação divulgou com detalhes o método do professor Güttler e o desenvolvimento do vaso compostor. O artigo, escrito pela especialista ambiental Ana Carvalho, foi motivado pela repercussão da iniciativa nas redes sociais. 

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Jornalista Tatiane Rosa Machado da Silva
E-mail: tatiane.silva@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h