Obra celebra os 150 anos da imigração italiana no
Brasil. Arte: Divulgação
A professora aposentada do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Marlene de Fáveri, lançará neste sábado, 21, o livro
"O Lenço e Rosário", pela Editora Insular, romance ficcional histórico ambientado na região Sul de Santa Catarina. O lançamento será realizado durante a 19ª Festa da Gastronomia Típica Italiana, às 10h, em Nova Veneza, cidade-natal da autora.
Na obra, Marlene narra a travessia do mar Atlântico por uma família de imigrantes italianos para o Brasil no final do século XIX em busca da sobrevivência e o sonho de far la Mérica. Detalha as condições da travessia, e chegada no porto do Rio de Janeiro, as adversidades, os medos, as dificuldades dadas as distâncias, o cotidiano imerso no trabalho de homens e mulheres.
De acordo com a autora, responsáveis pela reprodução da vida e da manutenção dos costumes e condutas na obediência da religiosidade católica, as mulheres viviam para trabalho árduo, servir, economizar, rezar, gerar e parir. Elas resistiram aos partos de famílias numerosas, as violências, ao cotidiano de trabalho extenuante para que os maridos comprassem terras.
São três gerações que, desde a travessia pelo mar até a chegada no destino, fazem parte da história do Brasil e de Santa Catarina. A família de Marlene viveu os acontecimentos sociais e políticos no Brasil do século XX, como as tensões durante Primeira Guerra Mundial, a afeição ao Integralismo, o recrutamento dos filhos para a Força Expedicionária Brasileira, as perseguições sofridas no cotidiano da Segunda Guerra Mundial, o suicídio de Vargas, o comunismo como ameaça sempre lembrado como o mal e a religião católica como redenção.
"É uma obra que celebra os 150 anos da imigração italiana e, por certo, é de interesse das pessoas que tem ascendência italiana residente em Santa Catarina e no país", afirma a autora.
O livro também está disponível pelo
site oficial da Editora Insular.
Sobre a autora
Marlene de Fáveri é natural de Santa Catarina, é professora aposentada do Departamento de História da Udesc Faed. Possui vasta obra historiográfica sobre Educação, Gênero, Feminismos, Mídias, Segunda Guerra Mundial e fascismos. Em 2005 recebeu o prêmio Lucas Alexandre Boiteux pelo IHBG/SC, com o livro "Memórias de uma (outra) guerra: cotidiano e medo durante a Segunda Guerra em Santa Catarina (Ufsc e Univali)" e, em 2024, uma terceira edição revisada e atualizada (Insular).
A autora é colunista do Portal Catarinas – jornalismo com perspectiva de gênero. É feminista, poeta, escritora e militante pelos Direitos Humanos e cidadania. Na Literatura, por último, publicou dois livros de crônicas da pandemia (Letras Contemporâneas, 2021); O Ultra-Realismo na Cena Literária de Itajaí (Traços&Capturas, 2022); Se pulsa, arde e resiste (Infinitta Leitura, 2022); e Um corpo que goza não envelhece (Infinitta Leitura, 2023), ambos de poesia.
Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br