Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

02/10/2020-10h18

Professora da Udesc Lages assume diretoria da Associação Nacional de Empresas de Biotecnologia

Professora tomou posse em cerimônia on-line, transmitida ao vivo pelo YouTube - Foto: Reprodução
A professora Maria de Lourdes Borba Magalhães, do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, fará parte da nova gestão da Associação Nacional de Empresas de Biotecnologia e Ciências da Vida (Anbiotec Brasil).
 
A docente assumiu a Diretoria Técnica de Insumos Estratégicos da Gestão 2020-2022. A cerimônia de posse ocorreu na última segunda-feira, 28, de forma on-line, com transmissão ao vivo pelo YouTube.

A Anbiotec é uma instituição privada, sem fins lucrativos, que representa a cadeia produtiva de biotecnologia no Brasil, com o objetivo de contribuir para o fortalecimento, inovação e competitividade das empresas.

À frente da diretoria, a docente terá o compromisso de fortificar a cadeia produtiva de insumos produzidos no País para atender a indústria farmacêutica e os setores agropecuário e do meio ambiente. "Teremos a oportunidade de conectar, nacionalmente, através de uma ampla rede de conexões, as demandas desses setores às tecnologias criadas por universidades e startups", diz ela.

Referência em inovação tecnológica

Maria de Lourdes integra o departamento de Produção Animal e Alimentos da Udesc Lages e, também, coordena o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). Recentemente, o grupo de pesquisadores coordenado por ela desenvolveu um teste inovador para detecção da Covid-19. Os recursos para os estudos foram obtidos após o grupo ser contemplado no Edital de Inovação para a Indústria, do Senai, na "Missão contra Covid-19".

Farmacêutica formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), possui doutorado e pós-doutorado em Bioquímica pela Albert Einstein College of Medicine, em Nova York. Na Udesc Lages, é docente do Programa Multicêntrico de Pós Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular e integra o Grupo de Pesquisa em Bioquímica e Biologia Molecular. É Bolsista de produtividade em desenvolvimento industrial e inovação pelo CNPq e fundadora da Scienco Biotech, empresa nacional especializada em produtos inovadores da área de imunodiagnóstico, criada em 2016.

Confira o vídeo da cerimônia de posse da Gestão 2020-2022 da Anbiotec Brasil:



Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Jornalista Tatiane Rosa Machado da Silva
E-mail: tatiane.silva@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h