Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

21/03/2016-16h27

Professora da Udesc é primeira a vencer prêmio de melhor técnica da federação de ginástica de SC

Docente iniciou na ginástica aos 12 anos - Foto: Div.
A professora Maria Helena Kraeski, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foi escolhida pela Federação de Ginástica de Santa Catarina (FGSC) como a melhor técnica de ginástica rítmica de 2015, na estreia da categoria.

A cerimônia, que foi realizada em 11 de março, no auditório da Fundação Municipal de Desporto de Blumenau, também premiou, com o Troféu Eficiência, a equipe de ginástica rítmica da Associação Desportiva do Instituto Estadual de Educação (Adiee), de Florianópolis, treinada pela professora.

Primeira a vencer o prêmio, Maria Helena comemorou. "Temos nos dedicado bastante a esse projeto, e um prêmio sempre mostra que estamos no caminho certo. Esse prêmio eu divido com todas aquelas pessoas que fazem parte do meu trabalho", disse.

Criado em 2002, o Prêmio Melhores do Ano da FGSC homenageou 18 personalidades do esporte do ano passado, entre técnicos e atletas, que se destacaram nas categorias de pré-infantil a adulto nas ginásticas artística e rítmica.

Nesta edição, pela primeira vez os vencedores foram escolhidos por um sistema de acúmulo de pontos, que eram conquistados conforme a participação em competições.

A pontuação dependia das colocações em que os participantes ficavam, que precisava ser entre o primeiro e o oitavo lugar, e do tipo de competição. 

Trajetória no esporte

Atualmente, Maria Helena treina as equipes de ginástica rítmica do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), nas categorias adulto e juvenil, que fazem parte do projeto de extensão Aperfeiçoamento em Ginástica Rítmica.

Natural de Florianópolis, a técnica teve seu primeiro contato com o esporte ainda criança, aos 12 anos, quando estava na escola e soube de uma seletiva para formar a equipe de ginástica do IEE, onde estudou até entrar na universidade.

Em 1981, um ano após ser aprovada na seletiva, começou a participar de torneios estaduais porque não havia recursos para competir nacionalmente. Mesmo assim, como as competições estaduais eram seletivas, acabou participando dos Jogos Escolares Brasileiros duas vezes, uma com sua equipe e outra como convocada pelo munícipio de Blumenau. 

Como técnica, participou de campeonatos da FGSC e da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e de campeonatos brasileiros, além de ter atuado nos Jogos Sulamericanos de Ginástica.

Durante a carreira, também representou a seleção brasileira de ginástica rítmica duas vezes, em 2008, nas Olímpiadas Escolares, no Catar, e em 2015, na Universíade, maior competição poliesportiva do mundo depois das Olímpiadas, na Coreia do Sul.

Quando perguntada sobre momentos marcantes da carreira, ela é categórica: "Cada competição nos traz uma experiência e uma emoção nova. Para conseguir chegar até um campeonato, passamos por um processo, tem as questões técnicas, o emocional das meninas, os recursos financeiros. Só de estar no evento já é uma conquista muito grande".

Leia mais:

09/12/2015 - Professora e atleta da Udesc recebem Troféu Gustavo Kuerten de Excelência Esportiva 2015

25/06/2015 - Professora da Udesc é a técnica da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica na Universíade na Coreia do Sul

04/12/2014 - Professora da Udesc recebe Comenda do Mérito Esportivo 2014

07/12/2011 - Professora e estudante da Udesc recebem Troféu Gustavo Kuerten de Excelência Desportiva 2011

Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Telefone: (48) 3364-8622 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h